top of page
  • Eliene

Vale anuncia mudança no tráfego da BR-356 em trecho de Nova Lima

A medida é necessária para realizar o processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada na mina Abóboras

BR-356 terá mudança de tráfego em Nova Lima por drenagem de barragem da Vale | Divulgação

A partir deste domingo, 15, os veículos poderão utilizar a via construída pela Vale como alternativa de desvio ao trecho da BR-356, entre os km 38 e 41, da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária, em Nova Lima.

O uso do desvio é uma medida preventiva, que vai garantir a segurança dos motoristas que trafegam na região, uma vez que o trecho original pode ser impactado durante o processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada na mina Abóboras, também em Nova Lima. O tráfego voltará para a via original depois de finalizadas as obras de eliminação da barragem, o que está previsto para 2027.




** continua depois da publicidade **


A barragem Vargem Grande faz parte do Programa de Descaracterização das barragens a montante da Vale pelo Brasil, conforme compromisso assumido com a sociedade e obrigação legal. O processo de descaracterização na estrutura já foi iniciado em áreas onde não há aumento de risco. A barragem está em nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e segue sendo monitorada, além de passar por inspeções de equipes internas e externas.

Desde 2019, 40% das barragens da Vale que usam o método de construção com alteamentos a montante já foram eliminadas, o que equivale a 12 estruturas, sendo nove em Minas Gerais e três no Pará. A eliminação das estruturas deste tipo do Brasil é uma das principais ações da Vale para evitar que rompimentos como o de Brumadinho voltem a acontecer e fazem parte de um processo de mudança na gestão de barragens da companhia.



** continua depois da publicidade **


As obras são complexas e trazem riscos e, por isso, as soluções são customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente.


bottom of page