Terezinha faleceu na noite da última sexta-feira, 09, aos 82 anos
O velório da ex-prefeita de Mariana, Terezinha Ramos, acontece neste sábado, 10 de agosto, no Centro de Convenções de Mariana. A cerimônia segue até às 17h e é aberta ao público, proporcionando um momento para que a população, amigos e familiares possam prestar suas últimas homenagens. Após o velório, o sepultamento será no Cemitério Santana, às 17h.
Terezinha faleceu na noite da última sexta-feira, 09, aos 82 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma reunião política no dia 30 de julho. Desde então, ela seguia internada.
Viúva do ex-prefeito João Ramos Filho, assassinado em 2008 enquanto disputava a prefeitura, Terezinha decidiu se candidatar ao cargo, tendo Roberto Rodrigues como vice. Sua chapa ficou em segundo lugar, mas uma reviravolta marcou sua trajetória: Roque Camêllo e Zezinho Salete, vencedores da eleição, foram cassados por suspeita de compra de votos. Assim, a justiça eleitoral determinou que o presidente da Câmara assumisse o executivo até a diplomação de Terezinha Ramos, que ocorreu em março de 2010, tornando-a a primeira mulher eleita como prefeita na cidade.
Seu mandato, no entanto, foi turbulento. Em maio do mesmo ano, Terezinha foi cassada por irregularidades nas contas de campanha, mas um recurso levou à sua recondução ao cargo, após decisão da juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que considerou precipitado o afastamento.
Apesar da vitória judicial, a ex-prefeita enfrentou intensas adversidades. Ameaças à sua segurança exigiram a mobilização de 120 guardas municipais para escoltá-la durante a posse. O cenário político se tornava cada vez mais desfavorável, com perda de apoio político e racha com o vice-prefeito. Na Câmara, enfrentava uma oposição esmagadora, com 8 dos 10 vereadores contrários ao seu governo. Em fevereiro de 2012, Terezinha foi afastada novamente, desta vez em um processo de impeachment sob a acusação de uso indevido de recursos públicos. Roberto Rodrigues assumiu a prefeitura e completou o mandato até dezembro de 2012.
Comments