• Eliene

Vem aí a 15ª Festa da Panela de Pedra, em Cachoeira do Brumado

O evento começa no dia 7 e segue até o dia 10 de julho com diversas atrações culturais gratuitas


Comidas típicas da região na panela de pedra sabão | Samuel Consentino

Entre os dias 7 e 10 de julho, Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, ficará movimentada com a Festa da Panela de Pedra. Turistas e moradores poderão se deliciar com as comidas típicas da região, se encantar com o artesanato produzido com a pedra sabão, madeira e sisal, e se divertir com uma programação cultural gratuita.



** continua depois da publicidade **



O evento, que chega em sua 15ª edição, desde o início, foi pensado para divulgar o artesanato local e as belezas naturais do distrito, como a queda d’água de mais de 14 metros de altura. “Cachoeira é e sempre foi destaque pelo seu artesanato, principalmente a panela e o tapete. Temos também uma queda d’água linda, de fácil acesso. Então, a festa é uma oportunidade para divulgar isso e muitas outras particularidades do nosso distrito”, disse o artesão, Antônio Vicente de Freitas, que, por anos, esteve à frente da organização do evento.


De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado, Elaine Ferreira de Freitas, a expectativa é receber cerca de 6 mil pessoas durante todos os dias de festa. “São dois anos sem nossa festa, por causa da pandemia. Estamos animados e preparados para receber todos de braços abertos, de forma calorosa e acolhedora, como costumamos ser no dia a dia”, destacou Elaine.


A Festa da Panela será realizada na Praça João Ramos, localizada no centro do distrito. Ela é organizada pela Associação de Moradores e conta com o apoio da prefeitura de Mariana. Confira a programação e prestigie!



** continua depois da publicidade **



Dia 7 de julho - quinta-feira:

19h - Exibição do filme Minha História é a Sua

O filme conta a história do distrito de forma cômica, onde ficção e realidade se misturaram. A obra é uma produção do morador Carlos Magalhães e seu filho, Ramon Magalhães. Ela foi escrita por Carlos, Juliana Carvalho e Vicente de Freitas e foi gravada na comunidade.


Dia 8 de julho - sexta-feira:

18h - Culto Ecumênico

21h - Abertura oficial

22h - Show com Vell Rodrigues


Dia 9 de julho - sábado:

11h- Abertura do restaurante

12h - Show com Vilma e Toninho

15h - Show com Erika Curtiss

17h - Aulão de dança

18h - Street Dance

19h - Grupo Rosários

20h - Dj Dudu

21h - Show com Hugo e Cristiano

23h - Dj Dudu


Dia 10 de julho - domingo

10h - Apresentação da banda Acordes Celeste de Cachoeira do Brumado

11h - Abertura do restaurante

13h - Show com Tony Primo

14h - Percussão do CRIA

15h - Congado da Barroca

15h - Show com Rafinha Batera

15h - Ingredy Ribeiro Espaço Kids

17h - Vovó Placidina

18h - Show com Bruno Martins

21h - Show com Antônio Carlos e Renato




** continua depois da publicidade **



Como chegar


Cachoeira do Brumado é um dos 10 distritos de Mariana, localizado cerca de 23 quilômetros da cidade. Para chegar até a comunidade, saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, basta percorrer quase 17 quilômetros e entrar à direita. Logo após, será necessário percorrer mais 6 quilômetros até o centro, onde será realizado o evento.