• Eliene

Vereadores de Mariana formam grupo e definem mesa diretora para eleição da Câmara

Ao todo, oito vereadores se juntaram e apresentaram o nome de Edson Agostinho, conhecido como Leitão, como candidato à presidência


Os oito vereadores formaram o chamado Bloco da União | Reprodução/Pedro Sousa

Edson Agostinho de Castro Carneiro ou, simplesmente, Leitão, como também é conhecido: esse é o nome apresentado por um grupo de vereadores de Mariana para ser o futuro presidente do legislativo, a partir de 2023. Ao lado de Leitão, vem Fernando Sampaio de Castro, como vice-presidente, Manoel Douglas Soares Oliveira, como primeiro secretário, e José Antunes Vieira, o Zezinho Salete, como segundo secretário.


Os nomes foram divulgados pelo vereador Pedro Sousa, em seu instagram hoje, quinta-feira. “Anunciamos a consolidação de um grupo para disputa da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mariana, que ocorrerá no próximo dia 05”, diz a publicação.




** continua depois da publicidade **



No texto, Pedro também diz quem são os oito vereadores que formam o grupo, sendo: Leitão, Marcelo Macedo, Fernando Sampaio, Zezinho Salete, Ricardo Miranda, José Sales, Manoel Douglas e o próprio Pedro. “Este bloco buscará, em consonância, primar o interesse maior, que é o bem da população marianense”, diz o documento assinado por todos e também divulgado em sua rede social.


Como destacado pelo vereador na publicação, a eleição para a mesa diretora da Câmara acontece no dia 5 de dezembro deste ano. A chapa vencedora tomará posse no dia 01 de janeiro de 2023.




** continua depois da publicidade **



Possível troca de cadeiras


Caso não haja mudança no grupo formado pelos oito vereadores, a maioria, a chapa vence a eleição da Câmara. Além disso, com a indefinição sobre o recurso que pode ser apresentado por Celso Cota Neto, candidato eleito pela população que teve a candidatura impugnada, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também de uma possível eleição suplementar ainda neste ano, é provável que o presidente da Câmara assuma a prefeitura a partir do dia 01 de janeiro.


Nesse caso, Leitão assume o executivo. Essa troca de cadeira leva Fernando a assumir a presidência da Câmara, o que resulta em outras mudanças no legislativo: Pedro Souza sai e Gilberto Mateus, conhecido como Tikim, retorna.




** continua depois da publicidade **



A redação do portal Ângulo entrou em contato com Leitão para saber se ele gostaria de se manifestar sobre a disputa para a eleição da Câmara, mas ele preferiu aguardar até o dia 5 de dezembro, quando será definido o nome da chapa vencedora.