10 motivos para amar Mariana e comemorar seus 324 anos


Hoje, dia 16 de julho de 2020, Mariana completa 324 anos. Fundada em 1696, por bandeirantes paulistas em busca de ouro, a antiga Vila do Carmo celebra seus 324 anos de história, trabalho, lutas, cultura e arte. Para marcar este momento, elencamos 10 motivos para amar a cidade e comemorar com ela seus 324 anos. Afinal, você também faz parte dessa história.




PRAÇA MINAS GERAIS

Flickr Prefeitura de Mariana

Um dos cartões postais de Mariana, a Praça Minas Gerais é uma das sete maravilhas da Estrada Real, cercada de cultura, arte e história. Nela encontramos duas igrejas do barroco mineiro, a igreja São Francisco de Assis, que atualmente está sendo reformada para ser reaberta ao público depois de anos fechada, e a igreja Nossa Senhora do Carmo. Além desses dois monumentos históricos, temos a Casa de Câmara e Cadeia e o Pelourinho, bem no centro da Praça.






FESTA DO DIVINO

Flickr Prefeitura de Mariana

Marco da história religiosa de Mariana, a Festa do Divino Espírito Santo atrai todos os anos diversas pessoas que podem ver de perto a tradição da religiosidade dos grupos de congados que participam do encontro. O cortejo, que geralmente sai da Praça Tancredo Neves até a Praça Minas Gerais, segue com batuques e canções em um ritmo uno de cor e devoção. Após as apresentações, a procissão da Bandeira do Divino segue até a Confraria Nossa Senhora dos Anjos para o levantamento do mastro.





BANDAS DE MÚSICA

Flickr Prefeitura de Mariana

Mariana é a cidade mineira com o maior número de bandas de música. São 11 bandas, e a maioria delas são centenárias. Elas estão espalhadas pelo bairros da cidade e distritos. A primeira banda de música do Brasil também surgiu em Mariana, em 1774, e teve Pedro Novalasco da Costa como regente. Atualmente, a Sociedade Musical São Caetano, fundada em 07 de Abril de 1836, é a 4ª banda mais antiga do Brasil, a 3ª de Minas Gerais e a 1ª mais antiga da Região dos Inconfidentes, cadastradas na Funarte.






MINA DA PASSAGEM

Monique Renne

Maior mina de ouro aberta à visitação, a Mina da Passagem atrai turistas de todo o Brasil. É possível viajar pela história e vivenciar a saga perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras. Através de um trole, o mesmo carrinho sobre trilhos usado há mais de 200 anos, você pode percorrer uma extensão de 315 metros até chegar a um labirinto de imensas galerias suspensas por colunas de pedras e lagos de águas cristalinas.





SABOR

Flickr Prefeitura de Mariana

Fogão a lenha, panela de pedra, tempero e muito amor! Eis a essência do sabor marianense. O angu, frango com quiabo, costelinha e o tropeiro são as delícias de um almoço, em Mariana. A noite, o friozinho mineiro te convida a se deliciar com os tradicionais caldos da região, como o caldo de feijão, mandioca e vaca atolada. Depois é impossível resistir a uma sobremesa. A goiabada cascão ou doce de leite acompanhados do irresistível queijo minas são ótimos pedidos. Deu para ficar com água na boca, né?!





PRAÇA GOMES FREIRE (JARDIM)

Flickr Prefeitura de Mariana

A Praça Gomes Freire ou, simplesmente, Jardim, é um dos locais mais frequentados pela juventude e famílias marianenses. O nome da Praça é uma homenagem ao médico e político Gomes Henrique Freire de Andrade. Antes disso, chamava-se Largo da Cavalhada e Largo do Rocio em razão do bebedouro para cavalos implantado em 1747, até hoje existente e até meados do século XX era chamada Praça da Independência. O Jardim é um local de muitas histórias de amigos e casais.





PAISAGENS NATURAIS

Portal Ângulo

Mariana é uma cidade cercada por belíssimas paisagens naturais, como o Pico do Itacolomi, o Pico da Cartucha e cachoeiras, muitas cachoeiras. Uma delas está localizada em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana que fica a 26 quilômetros da sede. O espaço é uma ótima opção para se divertir com a família e amigos. Sua queda é de cerca de 14 metros de altura e em sua volta temos árvores de grande e médio porte, além de bares e restaurantes com a boa comida mineira.






ÓRGÃO DA SÉ

Memória Arquitetura

O Órgão da Sé possui grande valor artístico e histórico. É o órgão mais importante fora da Europa. Sua fabricação, em 1701, foi provavelmente feita pela família Arp Schnitger, famosos alemães fabricantes de órgãos do século XVIII. A cidade de Mariana abriga em sua catedral o Órgão Arp Schnitger, construído na Alemanha por volta de 1700, exemplar único deste construtor fora da Europa e importante patrimônio histórico e musical no cenário nacional e internacional. Ele foi um presente do rei Dom João V ao primeiro Bispo da cidade, Dom Frei Manoel da Cruz. Após longo período de uso ininterrupto, por volta da década de 1930 o órgão da Sé parou de funcionar. Somente na década de 1970, após pesquisas sobre a sua procedência e do reconhecimento de sua importância para o acervo de instrumentos musicais no Brasil e no mundo, mobilizaram-se esforços para a sua recuperação.





ZÉ PEREIRA DA CHÁCARA

Pedro Ferreira

O bloco do Zé Pereira da Chácara foi fundado em 1852, sendo considerado o bloco carnavalesco mais antigo em atividade no país, 168 anos. Os bonecos catitões são produzidos artesanalmente com bambu, fibras de sisal, jornais e grude e chegam a medir até três metros de altura e pesam, em média, trinta quilos. São dezenas de bonecos que homenageiam personalidades conhecidas na cidade de Mariana, além de personalidades conhecida nacionalmente, como o ex-governador Itamar Franco.





MUSEU DA MÚSICA

Paulo Castagna

O Museu da Música é o único acervo latino-americano de música sacra manuscrita do Brasil. Na instituição são preservadas partituras, um órgão positivo, instrumentos musicais e outras singularidades. O Museu tem como principal função receber, custodiar, conservar e disponibilizar, para pesquisa no local, manuscritos e impressos musicais históricos brasileiros, além de manter uma exposição permanente com manuscritos musicais e livros litúrgicos antigos, instrumentos musicais e fotografias.

Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana