teste.jpg
  • Eliene

Após 9 anos, Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de Ouro Preto, será reaberto

A reabertura está prevista para novembro deste ano, entretanto, no mês de agosto será realizada uma programação especial para benção


Interior do Santuário de Nossa Senhora da Conceição | Ane Souz

Após nove anos fechada para obras de restauração, as intervenções no Santuário de Nossa Senhora da Conceição,em Ouro Preto, estão chegando ao fim. O processo de restauração passou por duas etapas: obra civil e de elementos artísticos. Todas elas foram conduzidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), que investiu cerca de R$10 milhões. O Iphan também foi responsável pela contratação dos projetos arquitetônico, complementares e de elementos artísticos, que subsidiaram a execução das obras.



** continua depois da publicidade **



As obras de restauração ainda estão em andamento, de modo que o prazo do contrato está vigente até o mês de novembro e a reabertura acontecerá no final do ano. Entretanto, para celebrar com a comunidade, no dia 19 agosto será realizada uma benção do Santíssimo Sacramento no Santuário. A programação segue até o dia 26 do mesmo mês e será aberta ao público.


A igreja foi construída no século XVIII, em 1727, por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, uma das principais referências do barroco mineiro. O templo consta de oito altares laterais, de rica e variada talha de rococó, com grande influência portuguesa. Em um desses altares, o de Nossa Senhora da Boa Morte, localizado à direita, próximo a entrada principal da igreja, estão sepultados o artista mineiro e o pai.

Os espaços de veneração, onde os fiéis fazem suas preces aos santos de devoção, haviam perdido o douramento, e parte da riqueza dos detalhes se desgastou com a poeira e a sujeira acumulada ao longo dos anos. Um dos motivos é que, no passado, com a iluminação feita a velas e com candeeiros, a fuligem cobriu as pinturas originais dos altares.

No teto de um dos corredores à direita e também na sacristia, aos fundos da igreja, duas pinturas do século XVIII permaneceram por décadas cobertas por sete camadas de tinta branca. Os desenhos, agora descobertos, expressam em cores vibrantes adornos sacros e a imagem de Jesus Cristo junto a sua mãe, Maria.




** continua depois da publicidade **


O Santuário ainda possui o Altar-Mor, onde encontra-se a imagem da Virgem de Imaculada Conceição, modelada em tamanho natural, no ano de 1893. As talhas desse altar foram executadas em colunas salomônicas, entre os anos de 1760 e 1765.


Confira a programação das festividades!

Sexta-feira - 19 de agosto

19h - Missa Festiva na Igreja de São Francisco de Assis. Após a celebração, terá uma procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Sábado - 20 de agosto

18h - Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário.

18h30 - Acolhida do Arcebispo e abertura solene da porta principal do Santuário Matriz e entrada Pontifical.

19h - Missa solene cantada, presidida por Dom Airton José dos Santos, com rito de bênção da igreja, seguida de coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Domingo - 21 de agosto

6h - Alvorada festiva com repique de sinos

8h - Celebração da santa missa festiva

10h - Celebração da santa missa festiva

16h - Concerto de Cravo com a organista Josinéia Godinho

19h - Celebração da santa missa festiva, seguida de solene canto de Te Deus Laudamus

20h30 - Apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito

Durante o dia haverá retretas com algumas corporações musicais, congados, pastorinhas e fanfarras, no adro do Santuário.




** continua depois da publicidade **



Segunda-feira - 22 de agosto

9h - Café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com ênfase aos bens restaurados.

18h - Santa missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição

19h - Inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito

Terça-feira - 23 de agosto

19h - Santa missa festiva, presidida pelo Pároco da Paróquia Santa Efigênia, com participação especial dos paroquianos. No final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição

Quarta-feira - 24 de agosto

19h - Santa missa festiva, presidida pelo Pároco da Paróquia Cristo Rei, com participação especial dos paroquianos. No final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição

Quinta-feira - 25 de agosto

19h - Santa missa festiva, presidida pelo Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Santa Rita de Ouro Preto, com participação especial dos paroquianos. No final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

Sexta-feira - 26 de agosto

19h - Santa missa festiva, presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, com participação especial dos paroquianos. No final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição

20h - Apresentação da Escola de Música Pe. Simões e da Escola de Música São Pio X, no interior do Santuário.



** publicidade **