top of page

Brasil receberá vacinas da Janssen com vencimento em 27 de junho

Ministério da Saúde terá até 14 dias para distribuir e aplicar 3 milhões de doses em brasileiros



Diferente dos outros imunizantes, vacina da Janssen requer a aplicação de somente uma dose | Divulgação

O Ministério da Saúde terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar as doses da vacina da Janssen que chegarão ao Brasil na próxima terça-feira, 15. A primeira remessa do imunizante belga terá 3 milhões de doses, mas vai expirar em 27 de junho, segundo informação do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).


A aprovação emergencial da Janssen foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de março. Ao todo, serão 38 milhões de doses a serem entregues até dezembro.



** continua depois da publicidade **



Cada dose custará US$ 10, o que corresponde a R$55 ao governo federal. A vacina tem nível de proteção de 85% em casos graves e 66% em casos moderados e leves. Recentemente, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos informou que a vacina é eficaz contra a variante sul-africana.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia informado na semana passada que a fabricante antecipou a entrega de 3 milhões ao Brasil para junho, mas não explicou que o prazo de validade expiraria tão rápido. "Estamos organizando com o Conass e Conasens a estratégia de distribuição dessa vacina. A principal característica dessa vacina é que ela é dose única, então, sendo dose única, são 3 milhões de brasileiros a mais imunizados de forma completa contra a Covid-19", explicou Queiroga.

Diferente das vacinas CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer, que exigem duas doses para a completa imunização, a vacina da Janssen requer a aplicação somente de uma dose.




** publicidade **


bottom of page