teste.jpg

Com UTI lotada, Mariana inicia plano de ação para evitar falta de oxigênio para pacientes com Covid

De acordo com o secretário de saúde de Mariana, o consumo de oxigênio aumentou para uma média de 25 cilindros por dia nos últimos 15 dias




Mariana enfrenta um dos piores momentos de pandemia. De acordo com a última nota técnica divulgada pela Prefeitura de Mariana, no sábado, 20, a cidade registrou 5.754 casos confirmados, sendo que 2316 pessoas foram contaminadas neste ano. Além disso, o município chegou, hoje, domingo, a 50 óbitos confirmados, sendo 23 mortes apenas nos primeiros meses de 2021.


Ainda de acordo com a nota, 33 pacientes estão internados, o que fez com que o município chegue a um número recorde de pacientes com Covid-19 que necessitam de cuidados assistenciais diretos. Os 15 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa da Misericórdia, que atende Mariana, Ouro Preto e Itabirito, também estão ocupados. Até ontem, 12 pacientes das três cidades aguardavam vaga na UTI, sendo que Mariana é a cidade com o maior número de pacientes na fila, 5.



“Essa próxima semana será muito difícil. Mesmo os comércios essenciais, por favor, fiquem em casa. É o momento em que o nosso sistema de saúde já entrou em colapso. Estamos em uma situação muito preocupante. É um momento muito complicado. Eu imploro à população que fique em casa e deixe apenas os profissionais de saúde fazerem os seus trabalhos. A situação não está fácil”.


Além dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa, de acordo com a nota técnica, todas as Regionais de Saúde de Minas Gerais estão em sua capacidade máxima de assistência, com taxa de ocupação de leitos de isolamento e de UTI chegando ao colapso. No Sistema de Saúde privado também não há mais vagas.


BUSCA POR OXIGÊNIO - Com o aumento de pacientes entubados, a prefeitura de Mariana iniciou um plano de ação para evitar que falte oxigênio, uma realidade em algumas cidades do país. “Nos últimos 15 dias, o consumo de oxigênio aumentou muito. Estamos utilizando uma média de 25 cilindros de oxigênio por dia. Para evitar faltar, dobramos o estoque de oxigênio. Pegamos cilindros emprestados e, além de esperar o abastecimento, estamos indo buscar. Em um dia entregam o oxigênio, no outro vamos buscar em Ibirité. Assim, não corremos o risco de ficar sem”, disse o secretário de Saúde, Danilo Brito.


Em um vídeo divulgado pelo secretário, ontem, sábado, em que ele aparece buscando os oxigênios, Danilo faz um apelo à população para que todos fiquem em casa, afirmando que o sistema de saúde, na região, entrou em colapso. “Essa próxima semana será muito difícil. Mesmo os comércios essenciais, por favor, fiquem em casa. É o momento em que o nosso sistema de saúde já entrou em colapso. Estamos em uma situação muito preocupante. É um momento muito complicado. Eu imploro à população que fique em casa e deixe apenas os profissionais de saúde fazerem os seus trabalhos. A situação não está fácil”, disse.


NOVA VARIANTE - Na nota técnica divulgada pela prefeitura, foi informado que a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) detectou a linhagem P.2 do coronavírus em 3 exames de pacientes do município.


A variante P2 é uma mutação genética da cepa B.1.1.2.8, que circula no Brasil desde março/2020, identificada pela primeira vez no Rio de Janeiro. De acordo com especialistas, a P2 é considerada preocupante porque, assim como a P1, a variação brasileira relatada inicialmente no Amazonas, é transmitida de forma mais rápida.


Segundo o secretário de saúde de Mariana, o estado foi notificado sobre a variante na cidade. "Notificamos o estado, pois é ele quem comprova o exame. Agora temos que esperar entre 30 e 40 dias para sair resultado", disse Danilo.




Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana