top of page
Foto do escritorEliene Santos

Cortejo do Triunfo Barroco reúne mais de 10 mil pessoas nas ruas de Ouro Preto

Grupos folclóricos de Ouro Preto, incluindo os distritos, marcaram presença, assim como duas tradicionais sociedades musicais


Ane Souz

No último sábado, 22, o Triunfo Barroco, celebração que marcou os 290 anos da realização do Triunfo Eucarístico, reuniu mais de 10 mil pessoas nas ruas de Ouro Preto. "Após 290 anos, estamos reconstituindo o Triunfo Eucarístico, não apenas no sentido religioso, mas principalmente no âmbito cultural. É claro que há uma dimensão de fé, mas é também um exemplo cultural e histórico que busca recriar o que foi essa procissão. Considerado um dos maiores eventos barrocos produzidos no Brasil durante o período colonial, estamos reconstituindo esse cortejo em 1993, quando completava 260 anos, e novamente em 2006 e 2011, quando celebrei o meu mandato como prefeito dos 300 anos de Vila Rica", destacou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.



** continua depois da publicidade **



As comemorações começaram de manhã, com repique de sinos nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar. À tarde, os arautos convidaram para o grande cortejo, iniciado às 18h, ao som dos sinos (sinerata). Houve missa solene na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a Orquestra Jovem de Ouro Preto, o Coral Francisco Gomes da Rocha e um intérprete de libras.


Centenas de pessoas saíram com diferentes tipos de figurinos, como as de Raul Belém Machado, cenógrafo, figurinista e arquiteto teatral que se destacou por sua participação em grandes óperas e espetáculos na Fundação Clóvis Salgado. Roupas de época, usadas na Semana Santa, também vieram de Sabará, além de peças usadas nas festas de reinado em Itapecerica, cedidas pelo prefeito Wirley Reis.


Vários grupos folclóricos de Ouro Preto, incluindo os distritos, marcaram presença, assim como duas tradicionais sociedades musicais: a Banda Bom Jesus de Matosinhos, popularmente conhecida como a Banda do Rosário, e a Bom Jesus das Flores, do Alto da Cruz. O enorme dragão da Escola de Samba Unidos do Padre Faria, a campeã do carnaval 2023, também participou do desfile, chamando a atenção do público.


Gilson Antunes, coordenador geral do Triunfo Barroco e diretor executivo da Holofote Cultural, empresa proponente do projeto, destacou a importância do evento para a cidade. “O Triunfo Barroco é um evento que envolve cultura, história, arte e religiosidade, a qual são as características positivas dos melhores eventos de Ouro Preto”, disse o produtor.


Já o presidente da CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho, patrocinador do Triunfo, destacou o compromisso da empresa com a cultura mineira ao investir em eventos como esse. “Hoje, a Cemig realiza o maior programa de investimentos da sua história, todo ele concentrado em Minas. São 42 bilhões de reais, quase 8 bilhões de reais por ano. E a Cemig tem muita honra em dizer que é o maior patrocinador cultural de Minas. A cultura representa para nós essa transformação”.



** continua depois da publicidade **



O Projeto foi patrocinado pela Cemig, por meio da lei estadual de incentivo à cultura, com realização do Governo de Minas e Prefeitura de Ouro Preto. A produção ficou a cargo da Holofote Cultural, com apoio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Fundação Clóvis Salgado.

Comments


bottom of page