top of page

Doenças neurológicas crônicas são incluídas no plano de vacinação

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Lista de enfermidades com prioridade na imunização foi atualizada nesta semana pelo Ministério da Saúde

A vacina contra a Covid-19 poderá ser aplicada em pacientes com doenças neurológicas | Divulgação

As doenças neurológicas crônicas foram incluídas no grupo prioritário de pessoas com comorbidades entre os segmentos passíveis de imunização contra Covid-19. Entre as condições neurológicas crônicas estão doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactam a função respiratória. Também fazem parte desse grupo as doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral e esclerose múltipla ou condições similares.

As pessoas com comorbidades já começaram a ser vacinadas. Elas entraram na ordem de prioridade após idosos em instituições de longa permanência, profissionais de saúde, idosos e parte dos trabalhadores de forças de segurança.


**continua depois da publicidade**



Na nova versão do plano de operacionalização também foi inserida orientação para as gestantes que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca para que aguardem o fim do puerpério para receber a segunda dose.


A recomendação foi feita após a mudança da regra para gestantes e puérperas, feita pelo Ministério da Saúde, no dia 11 de maio, após a morte de duas gestantes que foram imunizadas com doses da Oxford/AstraZeneca.


**publicidade**



bottom of page