top of page

Feira Livre retoma seu funcionamento neste sábado, após liberação da prefeitura

Tanto os feirantes quanto a população deverão seguir o protocolo de segurança contra o coronavírus



A Feira Livre é um setor de comércio de alimentos, sendo considerado como essencial | Banco de Imagens

A prefeitura de Mariana liberou a retomada da Feira Livre. A Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros retomará as atividades no estacionamento do Centro de Convenções, das 7h às 12h, neste sábado, dia 1º. Segundo a prefeitura, assim como os comércios que estão em funcionamento, os agricultores também tiveram seus planos de retomada analisados e certificados a partir do Plano Estratégico de Ação do município.


De acordo com a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Samira Figueiredo Magalhães, serão seguidas todas as diretrizes do protocolo sanitário e de segurança exigidas pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 Mariana. "Durante a feira, a fiscalização será feita pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Rural para garantir que todas as normas sanitárias e de segurança estejam sendo cumpridas", garantiu.


Conforme o protocolo, apenas 50% das barracas funcionarão, devendo assegurar o distanciamento mínimo de 2 metros entre elas e intensificar as medidas de limpeza na barraca. Os feirantes deverão utilizar jaleco branco e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e, semanalmente, responderão um questionário sobre manifestação de qualquer sintoma relacionado a Covid-19 e ocorrência de qualquer contato com pessoas que estejam sendo monitoradas.


Além disso, o atendimento ao público também seguirá critérios de segurança. Segundo a prefeitura, o acesso será controlado, com portões diferentes para a entrada e saída. A população deverá utilizar máscara, aferir a temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel, antes de entrar. Em caso de filas, haverá demarcação no chão, respeitando o distanciamento mínimo.


bottom of page