top of page

Governo de Minas autoriza primeira fase de melhorias na BR-040, entre Brumadinho e Nova Lima

Além da reforma e o recapeamento da estrada, haverá implementação de medidas de drenagem superficial, sinalização de tráfego e sinalização turística ao longo da via e da trilha destinada a pedestres e ciclistas


Humberto Trajano


Em parceria com as Instituições de Justiça, o Governo de Minas autorizou o início da primeira fase do projeto de melhorias na estrada que liga os bairros de Casa Branca, em Brumadinho, ao Jardim Canadá, em Nova Lima. A estrada possui cerca de 10,7 quilômetros de extensão e está próxima à BR-040, uma importante rota de acesso à capital mineira e às cidades históricas da região central do estado. Além disso, desempenha um papel crucial para o turismo local, áreas rurais e distritos de Brumadinho, que abrigam cachoeiras, restaurantes, condomínios, sítios e pousadas.




** continua depois da publicidade **



Os trabalhos iniciais serão focados na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura, com um investimento de pouco mais de R$4 milhões, e prazo de entrega dos documentos de um ano e cinco meses. A empresa Vale será responsável pela execução completa do projeto, conforme decisão judicial.


O projeto será financiado com recursos provenientes do Acordo de Reparação estabelecido após o rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho. Sua implementação foi definida a partir de uma Consulta Popular realizada na região afetada.


A iniciativa abrangerá desde a reforma e o recapeamento da estrada até a implementação de medidas de drenagem superficial, sinalização de tráfego e sinalização turística ao longo da via e da trilha destinada a pedestres e ciclistas. O objetivo é transformar a estrada em um modelo de estrada parque, com características turísticas. Além disso, serão construídos três mirantes ao longo do trajeto, conhecidos como Mirante dos Planetas, Mirante do Jatobá e Mirante dos Veados. Esses pontos de observação proporcionarão uma vista panorâmica da região, criando um ambiente propício para turistas, ciclistas e pedestres desfrutarem das belezas naturais.



** publicidade **


bottom of page