top of page

Hospital de Ouro Preto afirma que não há mais leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Atualizado: 30 de jul. de 2020

Dos 23 leitos, 13 são destinados ao atendimento exclusivo de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19



Os leitos de UTI do hospital atendem às cidade de Ouro Preto, Mariana e Itabirito | Eduardo Trópia

Em coletiva de imprensa, realizada no início da semana por representantes do Hospital Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto, foi confirmado que a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), exclusivos aos casos de coronavírus, chegou no seu limite, 100%. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de isolamento está em 80%. Os leitos de UTI do hospital atendem a população de Ouro Preto, Mariana e Itabirito.


O hospital possui 23 leitos de UTI, sendo que 13 deles são destinados às pessoas com suspeita ou que testaram positivo para o coronavírus. Dos 13 leitos, 10 são credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e outros 3 foram implantados, recentemente, através de um empréstimo de equipamentos que pertecem a prefeitura de Mariana.



"A Santa Casa vive um momento preocupante. Temos 80 funcionários só para os leitos de UTI, exclusivos para os casos de corononavírus, e no final do mês precisamos pagá-los e não temos o dinheiro".


De acordo com o gerente assistencial, Leandro Moreira, no momento, a direção do hospital não pretende ampliar o número de leitos para atender pacientes com coronavírus. “Os outros dez leitos já são reservados, por exemplo, para infarto, AVC e acidentes. Se a gente condiciona todos os leitos à ala de Covid-19, automaticamente, estaremos fechando as portas da Unidade de Terapia Intensiva para as demais condições, que permanecem com demanda como antes do coronavírus”, pontuou.


FALTA DE RECURSO - Mesmo sendo referência na Região dos Inconfidentes, o Hospital Santa Casa da Misericórdia está enfrentando sérios problemas financeiros desde o início da pandmeia, devido a falta de repasses de verbas.


De acordo com o provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, a situação é crítica, pois, além do hospital não receber verba do Governo Estadual e Federal, uma das três prefeituras atendida pelo hospital, não realizou os pagamentos. “A Santa Casa vive um momento preocupante. Temos 80 funcionários só para os leitos de UTI, exclusivos para os casos de corononavírus, e no final do mês precisamos pagá-los e não temos o dinheiro. O governo federal prometeu pagar semana que vem, já o estadual nem promessas fizeram”, disse Marcelo.


bottom of page