top of page
Foto do escritorEliene Santos

Incêndio de grandes proporções atinge Serra da Moeda, em Itabirito

O incêndio começou por volta das 13h de ontem, próximo à BR-040



Reprodução



Nesta quarta-feira, 24, um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação da Serra da Moeda, em Itabirito. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informou que o Comando de Aviação do Estado (Comave) foi acionado pela manhã para ajudar no combate às chamas.


O incêndio começou por volta das 13h de ontem, próximo à BR-040, e desde então, a linha de fogo avançou significativamente, conforme relatado pelos bombeiros.


Minas Gerais registrou um recorde de incêndios em vegetação em junho deste ano. Segundo o CBMMG, foram 3.812 focos de incêndio no período, o maior número registrado em 2024 até agora e o maior para o mês nos últimos cinco anos. Esse número representa 32% dos 11.850 registros de incêndios ocorridos até o momento neste ano.


O tenente Leonan Soares, do CBMMG, explicou que vários fatores contribuem para o aumento dos incêndios, especialmente os climáticos. Durante a transição entre outono e inverno, o país enfrentou a alternância entre os fenômenos El Niño e La Niña, o que intensificou o período de estiagem típico da época. "Esses fenômenos alteram os ciclos de chuva e as massas de ar quente, duas condições que contribuem para a recorrência dos incêndios florestais. Com o tempo mais quente e a falta de chuvas, temos condições mais favoráveis à ocorrência de incêndios", afirmou o tenente.


Segundo informações, as equipes de combate ao incêndio continuam trabalhando para conter as chamas e evitar que o fogo se espalhe ainda mais.

bottom of page