top of page

Lafaiete: Funed confirma a causa da morte do casal como febre maculosa

Marcos Gabriel Lopes, de 23 anos, e Adriana Fernandes, de 25 anos, morreram na semana passada, após apresentarem sintomas da doença


Reprodução | Internet

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou que a causa da morte do casal de Conselheiro Lafaiete foi febre maculosa. Marcos Gabriel Lopes, de 23 anos, e Adriana Fernandes, de 25 anos, morreram na semana passada, após se sentirem mal e manifestaram sintomas alarmantes, como o surgimento de manchas no rosto e pintas vermelhas espalhadas pelo corpo.


Ainda de acordo com a Funed, nas últimas semanas, Conselheiro Lafaiete e Manhuaçu, duas cidades de Minas Gerais, registraram mortes provocadas pela doença.




** continua depois da publicidade **



A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado em áreas rurais e regiões de mata, e é hospedado principalmente por capivaras, bois e cavalos, sendo conhecido também como carrapato-de-cavalo.


Os sintomas mais evidentes da doença incluem febre, náuseas, dor de cabeça e diarreia. É importante estar atento ao surgimento de vermelhidão nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Os sintomas característicos geralmente se manifestam cerca de 12 horas após a infecção, e o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo levar o paciente a óbito entre 12 e 14 dias após a contaminação.


Para evitar o risco de contaminação, é recomendado o uso de repelente a cada quatro horas, além de calçar botas e vestir calças e camisas de mangas compridas, preferencialmente de cor clara, para facilitar a visualização do carrapato, especialmente em áreas de vegetação.




** continua depois da publicidade **



Desde 2018, Minas Gerais já confirmou 199 casos de febre maculosa, dos quais 64 evoluíram para óbito. A Secretaria Estadual de Saúde não informou as cidades onde ocorreram as duas mortes deste ano. As autoridades estão em alerta diante do surto da doença na região, buscando medidas de prevenção e controle para evitar novas vítimas.



Comments


bottom of page