Mariana adere ao programa Minas Consciente

Ao aderir ao Plano, Mariana entra na Onda Verde, podendo reabrir muitos dos estabelecimentos comerciais que estão fechados


As academias estão inclusas na Onda Verde, o que possibilita sua reabertura | Banco de Imagens

A Prefeitura de Mariana publicou nessa semana o Decreto Nº 10.153, de 28 de julho de 2020, confirmando que o município aderiu ao Plano Minas Consciente, programa de flexibilização das atividades comerciais nas cidades mineiras. A inclusão da cidade no Plano se deu após uma reunião do prefeito interino, Newton Godoy, e do secretário de saúde do município, Danilo Brito, com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Márcio Silva, na última segunda-feira 27. Nesta reunião, Newton e Danilo apresentaram dados da cidade, como a taxa de mortos pela Covid-19, taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o número de testes realizados.


Com a adesão, o município é obrigado a seguir todas as diretrizes estaduais do Plano Minas Consciente para poder retomar as atividades econômicas. A prefeitura deverá fiscalizar os estabelecimentos para cumprimento dos protocolos sanitários, observar e divulgar eventuais alterações, atualizações e suspensões no Minas Consciente, além de acompanhar o cenário epidemiológico e assistencial da Covid-19 local.



A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde em Mariana. Além disso, deverá orientar a manutenção do processo de retomada das atividades econômicas, podendo determinar, quando for o caso, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas.


Além da prefeitura, os estabelecimentos comerciais também deverão seguir algumas condições para retomar as atividades, como se conscientizar das condições e diretrizes do Plano, implementar e manter todos os procedimentos e protocolos gerais e específicos aplicáveis ao estabelecimento. Deverá, também, garantir as regras de postura pelos clientes e pelos empregados dentro de seu estabelecimento e fixar na entrada do estabelecimento, de forma visível e legível, a relação de procedimentos previstos no protocolo referente ao seu estabelecimento.


De acordo com o Decreto, a Secretaria Municipal de Saúde será responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde em Mariana. Além disso, deverá orientar a manutenção do processo de retomada das atividades econômicas, podendo determinar, quando for o caso, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas.


ALTERAÇÕES NO MINAS CONSCIENTE - O governo de Minas Gerais, em conjunto com diversos órgãos, decidiu alterar os protocolos e as regras do Plano Minas Consciente, programa de flexibilização das atividades comerciais. Agora, a divisão das ondas está mais simplificada, e estabelecimentos como as academias, que não tinham previsão de retorno, estão contemplados na fase mais avançada. Veja como ficou:


Onda Vermelha: apenas serviços essenciais, além de bares e restaurantes com delivery e retirada.


Onda Amarela: reúne todas as atividades que antes estavam nas ondas branca, amarela e vermelha. Ou seja, autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas, hotéis, papelarias, lojas de roupa, salões de beleza e lojas de departamento, lojas de jóias e bijuterias, informática, design e decoração.


Onda Verde: inclui as atividades que, até agora, não tinham previsão de retorno, como academias.


Mariana se encaixa no grupo Onda Verde, o que possibilita a reabertura de muitos estabelecimentos comerciais que estavam fechados.


Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana