top of page

Mariana registra 310 casos de dengue no mês de janeiro

Em apenas seis dias, do dia 26 ao dia 31 de janeiro, foram 73 casos confirmados


Reprodução | Redes Sociais

No mês de janeiro, Mariana registrou 310 casos positivos de dengue, sendo 278 autóctones (contraídos e diagnosticados no município) e 32 importados (contraídos em outras localidades e diagnosticados no município). De acordo com o boletim, publicado nas redes sociais da prefeitura, em apenas seis dias, do dia 26 ao dia 31 de janeiro, foram 73 casos confirmados. Também foram registrados três casos de Chikungunya.


Para impedir a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, a prefeitura vem realizando algumas ações na sede e nos distritos. Além das visitas periódicas, quando algum caso é notificado, os agentes fazem uma varredura na residência do paciente e imediações, combatendo os focos do mosquito. É feito o uso de larvicidas para reservatórios e recipientes com água, a pulverização de inseticidas, quando recomendado, no interior dos imóveis e quintais, além das orientações e recolhimento de materiais para descarte.


A prefeitura também reforça que a população pode denunciar ocorrências de focos ligando no (31) 3558-2319. Além disso, caso percebam lotes sem capina, com mato alto, podem reportar à Fiscalização de Posturas, pelo número 153 da Guarda Civil.


Casos em Minas


Nesta segunda-feira, 05, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizou o painel de monitoramento dos casos de dengue no Estado. O número de mortes subiu para sete, com a inclusão de uma vítima em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. 


O painel do governo aponta que as mortes por dengue foram registradas em Arceburgo, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Monte Belo, Ribeirão das Neves, Sarzedo e Sete Lagoas. No levantamento ainda não constam as três mortes que, recentemente, foram confirmadas pelas prefeituras da capital mineira, Betim e Barbacena. 


A cidade com mais casos notificados de dengue é Belo Horizonte (10.651), seguido de Itabira (4.553), Betim (3.638), Ribeirão das Neves (3.256) e Contagem (3.026).


Minas Gerais está em situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. A determinação, assinada pelo governador Romeu Zema, permite que o governo acelere os processos para a aquisição de insumos e materiais para o tratamento médico dos pacientes.

bottom of page