A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim deste ano
A partir desta segunda-feira, 01, o Parque Estadual do Itacolomi, que fica entre Ouro Preto e Mariana, estará fechado para visitação. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a medida é necessária para reparos nas vias de acesso e reformas em diversas instalações, incluindo o centro de visitantes, portaria, credenciamento, alojamentos, escritório, Museu do Chá, área de camping, oficina e almoxarifado. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim deste ano.
Atualmente, o Parque Estadual do Itacolomi está em processo de concessão a uma empresa privada, que assumirá a gestão do ecoturismo, visitação e serviços de infraestrutura pelos próximos 30 anos. A concessão inclui a modernização e implantação de infraestruturas, como centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes. A empresa também será responsável por ações de preservação ambiental, desenvolvimento turístico e dinamização das economias locais.
A concessionária, que começará suas atividades após a conclusão das obras, poderá obter receitas por meio de cobrança de ingresso, alimentação, comércio e serviços turísticos, incluindo atividades de turismo de aventura. O contrato prevê isenções e descontos no valor de entrada para públicos específicos, como moradores locais.
O Instituto Estadual de Florestas manterá a gestão administrativa da unidade, garantindo responsabilidade pelas ações de conservação ambiental, fomento a pesquisas, educação ambiental, prevenção e combate a incêndios, além da gestão do contrato de concessão, monitoramento e fiscalização do desempenho do parceiro privado.
O Parque Estadual do Itacolomi, criado em 1967, ocupa uma área de 7.543 hectares. O local é conhecido por abrigar o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude, e a Fazenda São José do Manso, que foi um polo produtor de chá na primeira metade do século 20, representando um exemplar da arquitetura colonial deixada pelos bandeirantes em Minas.
Comments