As obras de restauração civil e dos elementos artísticos da igreja de Nossa Senhora da Conceição foram iniciadas em agosto deste ano
Durante as obras de restauração da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Camargos, distrito de Mariana, os restauradores encontraram um livro histórico. A peça estava soterrada em meio aos escombros de uma parede e foi encontrada quando a equipe fazia a limpeza do camarim de um dos retábulos colaterais da igreja, nesta semana.
Segundo a restauradora Dulce Consuelo da Mata Azeredo e Senra, o livro estava citado no projeto de restauração, mas não havia indicação de local de sua integração. Dulce também explicou que a peça é entalhada em madeira, com cerca de 10 centímetros de comprimento, e que não se trata de um livro com inscrições. “Ela faz parte do retábulo colateral de São Miguel e Almas, que tem um Medalhão, onde o livro fica encaixado, ao meio do coração”, destaca a restauradora.
** continua depois da publicidade **
A igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos templos de Minas Gerais. A sua construção foi iniciada por volta de 1707 e terminada, provavelmente, em meados do século 18. De fachada modesta, o templo guarda sua opulência artística em seu interior, que apresenta um dos mais significativos conjuntos de talhas (obras de arte esculpidas na madeira) do período colonial.
O primeiro pavimento corresponde à nave, capela-mor, átrio, corredores laterais e sacristia. O segundo pavimento é formado pelas tribunas e coro. A capela-mor, em adobe, pode ter ainda vestígio da primitiva capela existente no local. A parte da nave parece ter sido construída em pedra, com nichos para capelas laterais profundas. Internamente, apresenta aspecto característico das igrejas das proximidades de Mariana.
** publicidade **
Comments