top of page

Peça histórica é encontrada durante as obras de restauração da igreja de Camargos

As obras de restauração civil e dos elementos artísticos da igreja de Nossa Senhora da Conceição foram iniciadas em agosto deste ano


Divulgação | Arquidiocese de Mariana

Durante as obras de restauração da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Camargos, distrito de Mariana, os restauradores encontraram um livro histórico. A peça estava soterrada em meio aos escombros de uma parede e foi encontrada quando a equipe fazia a limpeza do camarim de um dos retábulos colaterais da igreja, nesta semana.


Segundo a restauradora Dulce Consuelo da Mata Azeredo e Senra, o livro estava citado no projeto de restauração, mas não havia indicação de local de sua integração. Dulce também explicou que a peça é entalhada em madeira, com cerca de 10 centímetros de comprimento, e que não se trata de um livro com inscrições. “Ela faz parte do retábulo colateral de São Miguel e Almas, que tem um Medalhão, onde o livro fica encaixado, ao meio do coração”, destaca a restauradora.



** continua depois da publicidade **



A igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos templos de Minas Gerais. A sua construção foi iniciada por volta de 1707 e terminada, provavelmente, em meados do século 18. De fachada modesta, o templo guarda sua opulência artística em seu interior, que apresenta um dos mais significativos conjuntos de talhas (obras de arte esculpidas na madeira) do período colonial.


O primeiro pavimento corresponde à nave, capela-mor, átrio, corredores laterais e sacristia. O segundo pavimento é formado pelas tribunas e coro. A capela-mor, em adobe, pode ter ainda vestígio da primitiva capela existente no local. A parte da nave parece ter sido construída em pedra, com nichos para capelas laterais profundas. Internamente, apresenta aspecto característico das igrejas das proximidades de Mariana.



** publicidade **


Comments


bottom of page