top of page

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro em instituição de ensino em Minas Gerais

Valores desviados eram referentes às mensalidades de alunos e especialização da Universidade


Ao todo, a Polícia Federal cumpriu 16 mandados de busca e apreensão | Divulgação

A Polícia Federal realizou, nessa terça-feira, 08, a Operação Policial “J’Adoube”, para combater os crimes de desvio e lavagem de dinheiro da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e da sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).

De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações, foi constatado que a FCTE possuía grande volume de débitos tributários e previdenciários com a União, já vencidos, totalizando cerca de R$92 milhões. Além disso, havia também dívidas trabalhistas de processos judiciais com trânsito em julgado, que não foram pagos.

Segundo as investigações, os dirigentes da fundação, de forma premeditada, junto com titulares de empresas criadas especificamente para tal finalidade ilícita, teriam desviado, ao longo de mais de três anos, valores das mensalidades dos cursos de graduação e especialização da Universidade, que deveriam estar nas contas da instituição para o pagamento de encargos correntes e dívidas.

A Polícia Federal representou por 28 ordens judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão em Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde, Contagem, Nova Lima e Belo Horizonte, além de outras ordens judiciais de apreensão específicas em desfavor de pessoas físicas e jurídicas. Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a 22 anos de reclusão.

Por meio de nota, a FCTE informou que os débitos trabalhistas e tributários foram deixados por gestões anteriores e que a atual administração tenta saná-los há mais de dez anos. A instituição salientou que a FCTE e a Unincor estão à disposição para colaborar em quaisquer esclarecimentos.

bottom of page