teste.jpg

Prefeitura de Ouro Preto anuncia compra de 40 mil doses da vacina contra coronavírus

Segundo o novo secretário de saúde, Tuian Cerqueira, o município vai garantir a compra de 40 mil doses da vacina


A assinatura do protocolo de intenções foi feita durante a cerimonia de posse dos secretários | Portal Ângulo

Durante a posse dos secretários de Ouro Preto, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 4, o novo secretário municipal de saúde, Tuian Cerqueira, anunciou a assinatura de um protocolo de intenções referente a compra de 40 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.


Em seu discurso, o secretário defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurou a da à população ouropretana, dando prioridade aos funcionários da saúde e idosos, a vacina, caso o Governo Federal demore para liberá-la. “Antes de tudo, é importante destacar que somos defensores do Sistema Único de Saúde, um dos maiores patrimônios públicos desse país. A gente acredita que a responsabilidade do Governo Federal é coordenar, conseguir insumos, conseguir vacinas e estabelecer um plano que respeite a cada cidadão desse país, e cada um, dos menores aos maiores, municípios para que tenham direito à saúde, a vacina. O que fizemos, não foi superar essa organização, que já existe em relação ao plano de vacinações. O que nós fizemos foi dar uma retaguarda ao povo de Ouro Preto, pois na medida que houver alguma instabilidade, algum atraso, vamos ter vacina, primeiro para os idosos, trabalhadores de saúde, trabalhadores públicos, pessoas que levam o município a qualidade de serviço que temos”, disse.



“O importante, neste momento, é que estamos na fila. Vamos aguardar o Governo Federal dizer quando vai vacinar. Se isso demorar, vamos garantir para Ouro Preto. Enquanto isso, vamos nos organizar com a UFOP e nossos servidores para amenizar a situação atual”.


Segundo o secretário, o protocolo será encaminhado ao Instituto, o que garante uma vaga na fila pela vacina. Enquanto isso, será feito um plano organizado para amenizar os impactos provocados pela pandemia. “Conforme o prefeito já determinou, estamos fazendo um plano organizado. Inclusive, já incluímos a Ufop e epidemiologistas do município para prestar serviço gratuito ao município, para que comecemos, de fato, observar o que está acontecendo com a pandemia, onde as pessoas estão adoecendo mais e para atuarmos, objetivamente, de forma científica”, destacou.


Em relação aos prazos, Tuian disse que não há definições, pois tudo depende da produção, que é feita pelo Instituto Butantan. “O importante, neste momento, é que estamos na fila. Vamos aguardar o Governo Federal dizer quando vai vacinar. Se isso demorar, vamos garantir para Ouro Preto. Enquanto isso, vamos nos organizar com a UFOP e nossos servidores para amenizar a situação atual”, afirmou.


Para Fernanda Toledo, de 72 anos, a notícia foi um alívio. “Saber disso é uma esperança de que logo poderemos sair nas ruas e reunir a família e amigos sem correr risco. Esperamos demais. Estava na hora de alguém tomar uma decisão como essa”, disse a aposentada.


MARIANA - Durante uma live realizada na tarde desta segunda-feira, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, anunciou que o município também irá assinar um protocolo de intenções para a compra de 60 mil doses da vacina. “O nosso objetivo é imunizar toda a população. Não iremos medir esforços. Vamos comprar todos os insumos necessários para realizar a vacinação de maneira segura”, disse.


Além disso, Juliano destacou que a partir desta quarta-feira, 6, a prefeitura fará uma fiscalização em todos os comércios da cidade, campanha de conscientização e um contrato para que agentes de endemia fiscalizem bancos, bares, restaurantes e vias públicas, com apoio da Guarda Municipal, para garantir que as medidas sejam cumpridas


ONDA VERMELHA - No dia 30 de dezembro, o Comitê Extraordinário Covid-19 definiu que as regiões Centro, onde estão localizadas Ouro Preto, Mariana e Itabirito, e Oeste de Minas Gerais retornariam para a onda vermelha no Minas Consciente.


A onda vermelha é a mais restritiva do plano de retomada segura da economia e permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.


Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana