top of page
  • Foto do escritorEliene Santos

Restauração da igreja do Bom Jesus, em Ouro Preto, tem início

O evento de lançamento das obras ocorreu no adro da igreja


Reprodução | Pascom Paróquia do Nossa Senhora do Pilar

Após quase uma década de inatividade, a restauração da igreja do Bom Jesus, situada no bairro Cabeças, em Ouro Preto, teve início. O evento de lançamento das obras ocorreu no adro da igreja e contou com a presença do Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Luiz, autoridades locais e pessoas da comunidade.


A primeira fase das obras, que se concentrará em medidas emergenciais e estruturais, está prevista para durar aproximadamente 18 meses. Após essa etapa inicial, será realizada a contenção do muro adjacente à capela. A fase final envolverá a restauração dos elementos artísticos do templo, com o objetivo de preservar sua história e beleza.


A igreja do Bom Jesus, oficialmente conhecida como "Capela dos Santíssimos Corações, São Miguel e Almas e Senhor do Bom Jesus de Matozinhos", foi construída e adornada entre 1761 e 1797. Segundo a pesquisadora Adalgisa Arantes Campos, em seu livro "Roteiro Sagrado: Monumentos Religiosos de Ouro Preto", a devoção à capela evidencia a influência do Santuário de Congonhas na religiosidade colonial mineira e, especialmente, em Vila Rica. Nas Cabeças, ainda existem casas construídas ‘em correnteza’ que, no século XIX, pertenciam ao patrimônio da Capela e eram usadas para abrigar romeiros durante o Jubileu.


A portada da igreja do Bom Jesus é notável por sua representação artística do arcanjo São Miguel sobre as almas do purgatório em processo de purificação, uma obra atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Comments


bottom of page