top of page

Celso Cota vence nas urnas, mas aguarda decisão judicial para assumir em 2021

Os votos só serão validados após a conclusão do processo no Tribunal Superior Eleitoral. Até o momento, eles são considerados nulos, chamados tecnicamente de anulados sub judice


Celso Cota e Cristiano comemoraram o resultado em frente ao comitê, na noite de ontem | Divulgação - Facebook

Com 42,61% dos votos, Celso Cota e seu vice, Cristiano Vilas Boas, foram os candidatos escolhidos pela população de Mariana para assumir o cargo de executivo da cidade, em 2021. Mesmo com a vitória, Celso e Cristiano ainda não poderão ser diplomados e nem empossados, pois aguardam uma resposta definitiva da justiça sobre a validade da sua candidatura, conforme consta no artigo 200 da Resolução 23.611/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse modo, os 14764 mil votos, a princípio, são nulos, chamados tecnicamente de anulados sub judice.



"A nossa vitória representa a continuação de um sonho, colocar Mariana rumo ao desenvolvimento, trazer a alegria que a nossa cidade perdeu nos últimos anos, proporcionar à população emprego, saúde, educação, moradia, qualidade de vida e dignidade. Sonho esse compartilhado com os marianenses. A vitória é de toda população".


De acordo com a Resolução, com o julgamento de registro de candidatura de Celso no Tribunal Regional Eleitoral, há possibilidade de que ele assuma a prefeitura, mesmo pendente de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, ou de que ele não assuma. Nesse último caso, o cargo de executivo é assumido interinamente pelo presidente de Câmara, até o final do processo. Caso o recurso seja indeferido definitivamente pelo TSE, Mariana terá novas eleições. Todos os candidatos poderão participar novamente, exceto Celso, que poderá, apenas, apoiar outro candidato.


Mesmo com a situação indefinida, Celso comemorou o resultado. “A nossa vitória representa a continuação de um sonho, colocar Mariana rumo ao desenvolvimento, trazer a alegria que a nossa cidade perdeu nos últimos anos, proporcionar à população emprego, saúde, educação, moradia, qualidade de vida e dignidade. Sonho esse compartilhado com os marianenses. A vitória é de toda população”, destacou.


Celso também destacou que o combate ao fake news foi o maior desafio durante a sua campanha. “Infelizmente, ainda existem pessoas de má índole que inventam histórias e deturpam fatos, para ganhar as eleições no popular tapetão. Mas, a população já estava calejada de tanta mentira e conhecia a nossa trajetória política e todos os trabalhos desenvolvidos por nós, em Mariana. O bem sempre vence o mal”, disse.


OUTROS NÚMEROS - Com uma diferença de 3596 votos, Newton Godoy assumiu o segundo lugar na disputa pelo cargo de executivo, com 32,23% dos votos válidos . Em sua rede social, o candidato agradeceu o apoio e cobrou por justiça. “Nossa caminhada foi bonita e honesta. Agradeço a cada um que esteve ao nosso lado e confiou nos nossos planos para fazer uma Mariana diferente. Agora, esperamos que a justiça seja feita e, assim, seguiremos na luta. Muito obrigado”, publicou.


Em terceiro lugar veio Bruno Mol com 13,04%, Roberto Rodrigues com 6,26%, Patrícia Ramos com 5,33% e com 0,53 %, Francisco de Assis. Votos brancos foram 3,31% e nulos, 7,83%.


VEREADORES ELEITOS - Além dos vereadores reeleitos - Juliano Duarte, Ronaldo Bento, Adimar, Fernando Sampaio, Edson de Castro, Marcelo Macedo e João Bosco - a Câmara contará com novos representantes. Zé Sales, Ediraldo Pinico, Pedrinho Salete, Sonia Azzi, Preto do Mercado e Ricardo Miranda assumem uma cadeira no legislativo a partir de janeiro de 2021. “A responsabilidade é grande, temos consciência disso. Vamos trabalhar em prol de melhorias e de forma coletiva”, destacou Pedrinho, que terá ao seu lado o seu pai, Zezinho Salete, também eleito como vereador para o próximo ano.


MULHERES ELEITAS - Mais uma vez, Mariana elegeu apenas uma mulher como vereadora. Sônia Azzi foi a única entre as 66 mulheres, eleita com 540 votos. Ao todo, as candidatas de 2020 totalizaram 5025 votos, o que corresponde a 13,8% dos votos válidos para vereadores.


Além disso, 5 mulheres não tiveram 0 votos. “É uma pena quando isso acontece. São nomes que só são apresentados para cumprir com a cota de 30%. Temos que acreditar na força da mulher. Não podemos apenas colocar o nome a disposição e não lutar por isso. As, mulheres, principalmente, precisam se apoiar mais", destacou Sudene Machado, a mulher mais votada em Mariana, com 603 votos.


Patrícia Ramos, única mulher candidata ao cargo do executivo, teve 1847 votos, ficando em 5º lugar. “Para toda mulher, em uma sociedade que ainda tem muitos traços do machismo, tomar a palavra publicamente, participar da política, ainda é algo a ser construído e fortalecido. Temos anos e anos de batalha de várias outras mulheres que passaram antes, mas, ainda assim, a gente vê que existe uma política tradicional,que quer manter a estrutura, inclusive a estrutura machista que se firma. Mas isso tem mudado e por isso que é importante a gente ter essas representações”, destacou Patrícia.


ATRASO - Uma lentidão no processamento dos dados no sistema central do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que recebe todas as informações do Brasil inteiro. De acordo com o TSE “um dos núcleos de processadores do computador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo”.


Em Mariana, a última atualização foi às 23h52. Antes disso, o candidato Celso Cota já comemorava a vitória. De acordo com uma nota divulgada pelo Agência Primaz, a Coligação Avança Mariana, da qual Celso faz parte, havia montado um processo de apuração paralelo, a partir dos boletins de urna, o que fez com que até às 20h, a diferença dos votos em relação ao segundo colocado fosse de mais de 4 mil, uma diferença que não poderia mais ser revertida, segundo a coordenação de Celso.


bottom of page