top of page

Conheça os seis candidatos a prefeito de Mariana

Entre os nomes, temos atuais vereadores e o vice-prefeito, além daqueles que já disputaram outras eleições e os que tentam pela primeira vez


As eleições municipais, deste ano, iniciarão uma hora mais cedo por causa da pandemia | Banco de Imagens

Desde o início do ano, muitos nomes foram apresentados como possíveis candidatos ao cargo de prefeito de Mariana. Após as convenções municipais partidárias na cidade, que aconteceram entre os dias 5 e 16 de setembro, seis chapas se formaram para disputar a vaga de chefe do executivo. Entre os nomes apresentados, temos atuais vereadores e o vice-prefeito, ex-prefeitos, candidatos que já disputaram outras eleições e aqueles que tentam pela primeira vez.


A eleição para decidir o nome do novo prefeito de Mariana, acontecerá no dia 15 de novembro, a partir das 7h, uma hora mais cedo que nas eleições passadas. A alteração foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar aglomerações e, assim, garantir a segurança de todos. Além disso, o TSE determinou que o horário das 7h às 10h, será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.


Saiba quem são os seis candidatos a prefeito e vice-prefeito de Mariana e quais são suas expectativas para a eleições municipais 2020.



Bruno Mól e Rodrigo Miranda (10)


"Apresentamos uma chapa independente, com o compromisso de reestruturar o sistema de saúde de Mariana. Faremos uma campanha com diálogo, mostrando as ações que pretendemos realizar sem ferir nossas convicções. A verdade será a sustentação da campanha".



Celso Cota Neto e Cristiano Vilas Boas (15)


“Esperamos que seja uma eleição com muito respeito entre os candidatos. A nossa campanha será moldada pelo diálogo com a população, para entender os sentimentos dos marianenses em relação a cidade. A nossa campanha também será pautada nos valores constitucionais, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. Bem como, os valores sociais, que trazemos conosco desde criança, a honestidade, a empatia, a lealdade, a amizade e a solidariedade. Desejamos a todos, incluindo os nossos adversários políticos, uma boa e serena caminhada até o dia 15 de novembro de 2020.”



Francisco de Assis e Luiz Salles Júnior (18)


"A nossa visão é que não há mais o que discutir em termos de gestão pública municipal em Mariana. É necessário uma mudança radical, totalmente diferente do que vem a décadas se perpetuando, com alternância das mesmas figuras no poder do executivo e legislativo no município de Mariana. Igualmente, não é somente o Rede Sustentabilidade que clama para que Mariana possa ter uma alternativa, que possibilite a implementação de um novo projeto de desenvolvimento e gestão, mas a população como um todo. Nosso projeto de candidatura , pode ser definido como uma responsabilidade a mais. Daí, situar que pretendemos encarar o desafio com a maior habilidade, transparência, muita seriedade e responsabilidade para com as determinações do partido e anseios da população. Além disso, mostrar que podemos construir um sociedade mais justa, equânime e mais solidária para todos e não somente para uns grupos”.


Newton Godoy e Tenente Freitas (23)


"Estar na política hoje não é vaidade e sim uma missão de terminar o que a gente ainda não pode concluir para colocar Mariana nos trilhos. Vamos fazer uma campanha democrática, propositiva e limpa, mantendo sempre o respeito aos demais candidatos, pois isso é a essência da democracia. E acima de tudo, construiremos nossa caminhada ouvindo a população marianense".



Patrícia Ramos e Yuri Gomes (16)


"A Frente Mariana Socialista tem a visão de que nossa ação deve se dar, com a gente trabalhadora, para a gente trabalhadora. Esperamos que a partir da minha candidatura e de nosso programa, o povo trabalhador de Mariana, as mulheres, negros e negras, todos e todas explorados e oprimidos, todos e todas que querem mudar essa sociedade capitalista, estejam representados nesse processo eleitoral em Mariana. Nesta eleição de 2020, pretendemos apresentar um programa para a cidade em que haja participação popular e que se entenda cada vez mais que é preciso tomar as decisões sobre os recursos e a política da cidade, isso a partir de conselhos populares, que são a organização dos setores da cidade, seja por representações sindicais, de bairros, distritos. Com os trabalhadores e trabalhadoras participando cada vez mais, queremos colocar em evidência que os governantes não precisam de privilégios e, portanto, vamos dar batalha pela redução dos salários dos cargos representativos, bem como exigir auditoria pública popular das contas e licitações da prefeitura, para combater a corrupção e deixar evidente para todas e todos como os recursos têm sido gastos. Recursos esses que vêm, boa parte, da mineração, a qual vamos também seguir na luta para que ela tenha um modelo que respeite a população e os trabalhadores. Assim, defenderemos, como já o fazemos, que os operários e operárias assumam a mineração e decidam, junto com a comunidade, nos conselhos populares, o destino dos recursos dessa atividade econômica, que deve estar a serviço das necessidades de nossa gente e não de uns acionistas que nem aqui estão. E, assim, possamos garantir serviços públicos, como saúde, educação e transporte, gratuitos, universais, democráticos e de qualidade. Como dito antes, a ideia é que a classe trabalhadora perceba que, como é ela quem produz a riqueza, é ela quem tem que assumir o poder".



Roberto Rodrigues e Deyvson Ribeiro (14)


"Lançamos nossa chapa muito recentemente e apesar do lançamento tardio ela está sendo vista como a esperança de solução para antigos problemas que atormentam os moradores de nossa cidade. Isso nos gera as melhores das expectativas. Conduziremos nossa campanha com toda transparência e sinceridade para que o eleitor possa escolher os melhores gestores para a nossa Mariana".



bottom of page