top of page

Em contramão com o decreto, Secretaria de Saúde de Mariana exige registro biométrico de funcionários

Atualizado: 13 de ago. de 2020

O registro do ponto com a digital, estava suspenso desde o início da pandemia, após a publicação de uma Resolução no Diário Oficial



O relógio de ponto é um dos maiores lugares de concentração de bactérias em uma empresa | Banco de Imagens

A redação do Portal Ângulo recebeu informações de que a Secretaria de Saúde de Mariana está exigindo dos funcionários da pasta que registrem o ponto através da biometria. Esse método estava suspenso desde o início da pandemia, como medida preventiva contra a propagação do coronavírus, após a publicação da Resolução SMS nº 02/2020, no Diário Oficial do município.


De acordo com um servidor, que prefere não se identificar, o comunicado chegou pelo whatsapp. “Na semana passada, recebi a mensagem informando que voltaríamos a bater o ponto. Achei um absurdo. O número de pessoas com Covid-19, em Mariana, não para de crescer e, ao invés de procurarem formas para reverter essa triste realidade, adotam medidas que podem propagar o vírus”, comenta.


Outra servidora da saúde, inconformada, publicou nas redes sociais. “Inacreditável como a saúde dos funcionários não vale nada para alguns municípios. Em pleno ápice do coronavírus, o funcionário público de Mariana tem que voltar a usar o ponto com biometria, que é comprovado ser possível fonte de infecção da Covid-19. Lamentável”. disse.


Entramos em contato com o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Mariana (SINDSERV), que também nos confirmou que receberam informações de servidores, alegando que o secretário da saúde não estava cumprindo o decreto que ele mesmo assinou. “Após sermos informados por um servidor da saúde, protocolamos um ofício exigindo uma explicação do prefeito, do Comitê Gestor e do Ministério Público”, afirmou o diretor de assuntos legislativo do Sindicato, Anderson Luiz Dias.



“Na semana passada, recebi a mensagem informando que voltaríamos a bater o ponto. Achei um absurdo. O número de pessoas com Covid-19, em Mariana, não para de crescer e, ao invés de procurarem formas para reverter essa triste realidade, adotam medidas que podem propagar o vírus”.


De acordo com informações, o registro com a biometria está sendo exigido apenas para funcionários da Secretaria de Saúde. A equipe do Portal foi em alguns departamentos e até mesmo no prédio da prefeitura para verificar se os servidores estavam registrando a entrada e a saída com a digital, e constatamos que não estão. Inclusive, o relógio que fica no prédio da prefeitura, além de estar com um fita adesiva, está com um anexo ao lado, comunicando a suspensão do registro biométrico.


Diante da situação, entramos em contato com a prefeitura de Mariana. Em resposta, a Secretaria de Saúde nos informou que, após uma consulta à Secretaria de Administração, departamento responsável pelo fechamento dos pontos de todos os funcionários da prefeitura, eles continuarão seguindo a Resolução, que suspende o registro biométrico.


Tivemos acesso a um áudio enviado, hoje, pelo secretário de Saúde, Danilo Brito, aos coordenadores da pasta, suspendendo o registro biométrico. "Informando aos coordenadores que fizemos uma consulta à Secretaria de Administração e eles nos disseram que não voltou o ponto eletrônico. Então, a Secretaria de Saude, também, não vai precisar de fazer o registro. Assim que a Administração voltar, agente volta", disse.


bottom of page