A obra será lançada em duas datas, com eventos no distrito e na sede
A jornalista e escritora cachoeirense Thalia Gonçalves lança neste mês seu livro de estreia, "Mãos que contam histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses", uma obra que mergulha na vida e nos trabalhos de cinco renomados artesãos de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana (MG). O lançamento será marcado por dois eventos abertos ao público, nos dias 15 e 26 de novembro.
Por meio de entrevistas, pesquisa documental e memórias afetivas, o livro revela as trajetórias de Cassiana Ferreira Nunes, Artur Pereira, Adão de Lourdes Cassiano, Mário Ramos Eleutério e Geraldo José Teixeira. Cada perfil destaca não só a identidade artística de cada artesão, mas também o elo com a cultura e a história de Cachoeira do Brumado, incluindo o artesanato típico da região, como esculturas em madeira e tapetes de sisal.
“Falar de Cachoeira do Brumado é falar do que há de mais bonito: o seu povo e sua arte. Isso fica evidente no meu livro. Não tem como falar das esculturas de madeira e dos tapetes de sisal, por exemplo, sem falar de Artur Pereira e Cassiana. Sem eles, esses dois artesanatos não teriam sido introduzidos à nossa comunidade”, afirma Thalia.
A autora revela que o artesanato, tema central da obra, levanta reflexões sobre a continuidade dessa tradição no distrito. “Apesar de ser conhecido pelo seu artesanato, percebo que essa prática tem diminuído no distrito. Com isso, quando escolhi esse recorte para a minha obra, um dos meus questionamentos era se no futuro haveria pessoas tecendo tapetes, fazendo panelas e esculpindo em madeira”, explica.
Os lançamentos ocorrem em duas ocasiões: no dia 15 de novembro, às 17h, na Escola Municipal Aníbal de Freitas, em Cachoeira do Brumado; e no dia 26 de novembro, às 18h, no Museu de Mariana. Os eventos contarão com rodas de conversa sobre o livro, venda de exemplares e sessões de autógrafos. A obra também estará disponível para compra diretamente com a autora pelo Instagram (@thaliajorn).
O livro, originalmente desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e publicado em formato digital pela Editora UFOP em 2023, finalmente ganha uma edição impressa, fruto do apoio do 3º Edital Doce da Fundação Renova. “Por mais que desde o ano passado o meu livro já estivesse publicado, quando recebi a versão impressa foi uma emoção muito grande porque representou a materialização desse sonho”, comenta Thalia.
Sobre a autora
Formada em Jornalismo pela UFOP, Thalia Gonçalves possui uma trajetória dedicada à literatura e à comunicação. Com um dos textos de seu livro, recebeu o prêmio de melhor produto na modalidade Jornalismo Literário e/ou de Opinião da região Sudeste durante a XXVI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação da Intercom, em 2019. Entre suas publicações, destacam-se o fanzine “poexistir” (2018) e sua participação na antologia “Nós 2” do Selo Off Flip (2024). Recentemente, foi selecionada na categoria de poesia do VII Concurso Literário “Cidade de Ouro Branco”.