top of page

Libertadores 2022 terá dois mineiros pela quarta vez e possibilidade do primeiro clássico

O América tem a chance de cair na chave do Atlético Mineiro na fase de grupos

O América venceu o Barcelona-EQU e garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores | Rodrigo Buendia

Pela quarta vez o futebol mineiro terá dois clubes participando da fase de grupos da Copa Libertadores e na sua estreia o América, que venceu o Barcelona, nessa terça-feira, 15, por 5 a 4, nos pênaltis, após empatar sem gols no tempo normal. O time pode ser protagonista do primeiro confronto entre dois clubes do estado na competição, algo que não aconteceu em 2014, 2015 e 2019, quando Atlético e Cruzeiro jogaram o torneio.




** continua depois da publicidade **


Os duelos entre americanos e atleticanos já podem acontecer na fase de grupos, pois como veio da terceira fase preliminar da Libertadores, o Coelho provavelmente terá uma equipe brasileira na sua chave. E a maior chance é de que o América possa encarar um integrante do Pote 1 do sorteio do próximo dia 25 de março, em Assunção, pois nele estão Atlético, Palmeiras e Flamengo.

O Pote 2 tem Athletico Paranaense e Corinthians. Já o 3 conta com o Bragantino. Pelas regras do sorteio, os clubes de um mesmo país que garantem vaga direta na fase de grupos não podem cair na mesma chave e isso vale até mesmo para o Fortaleza, que integra o Pote 4, o mesmo do América, que por isso não pode encarar o tricolor cearense, e que será também o do Fluminense caso ele passe pelo Olimpia, do Paraguai, nesta quarta-feira,16. Na ida, semana passada, no Engenhão, o tricolor carioca fez 3 a 1.

A única possibilidade de equipes de um mesmo país caírem na mesma chave na fase de grupos da Libertadores envolve justamente os quatro classificados da terceira fase preliminar, sendo o América o primeiro deles a garantir a classificação ao derrotar o Barcelona em Guaiaquil.




** continua depois da publicidade **


Pelas regras do sorteio, sete das oito chaves da fase de grupos da Libertadores terão um clube brasileiro, pois Atlético, Palmeiras, Flamengo (Pote 1), Corinthians, Athletic Paranaense (Pote 2), Bragantino (Pote 3) e Fortaleza (Pote 4) não se enfrentam nesta etapa da competição.

Assim, dos sete grupos em que o América pode cair, já que o Fortaleza está no mesmo pote, seis terão um clube brasileiro posicionado. E se esta equipe for o Atlético, teremos o primeiro clássico mineiro na Copa Libertadores nesta edição de 2022.



** publicidade **


bottom of page