Mariana recebe ciclistas de diferentes regiões do Brasil para a 32ª edição do Iron Biker Brasil
- Eliene Santos
- há 5 dias
- 4 min de leitura
A prova acontece nos dias 13 e a4 de setembro, na Praça Gomes Freire (Jardim)

Nos dias 13 e 14 de setembro, Mariana (MG) volta a ser o centro das atenções para os apaixonados por mountain bike. A cidade histórica sedia mais uma edição do Iron Biker Brasil, considerada a maior prova da modalidade na América Latina, com largadas e chegadas acontecendo na tradicional Praça Gomes Freire (Jardim).
Com seu relevo montanhoso e paisagens naturais impressionantes, Mariana se transforma em um grande circuito ao ar livre, desafiando atletas de todas as regiões do país. A diversidade dos participantes é uma das marcas da competição, que reúne desde iniciantes até ciclistas experientes, homens e mulheres com histórias distintas, todos impulsionados pelo espírito esportivo e pela superação. Entre eles está Cláudio Voltareli, de Ibitinga (SP), que retorna ao evento pela sexta vez. “Participo de todas as edições desde 2019, e cada uma me surpreendeu com novas experiências, novos desafios e limites que são superados. Mas, o que mais me toca são as amizades que a gente consegue construir durante a prova. É uma competição completa. Estou ansioso para setembro”, afirmou.
Além de ser um encontro esportivo, o Iron Biker movimenta a cidade como um todo, promovendo o turismo e aquecendo a economia local. O evento já se consolidou como um dos mais importantes do calendário marianense e contribui para a valorização da cidade no cenário nacional. Para Lucas Fonda, integrante da organização, a integração entre atletas e moradores é um dos grandes diferenciais da prova. “O Iron Biker Brasil une atletas e comunidade. Para Mariana, é uma oportunidade de mostrar o potencial esportivo do município e acolher visitantes de todo o Brasil. A competição fortalece o turismo, movimenta a economia e consolida a cidade como referência no ciclismo de montanha”, destaca Fonda.
A preparação para receber o evento envolve diversas frentes. O prefeito Juliano Duarte destaca o compromisso da gestão municipal com a realização da prova. “Estamos trabalhando com planejamento e dedicação para receber os atletas e visitantes com segurança, infraestrutura e hospitalidade. Mariana se orgulha de ser a casa do maior evento de mountain bike da América Latina, e faremos de tudo para que essa edição seja ainda mais especial”, afirmou. Ele também reforça a relevância do Iron Biker para a imagem do município. “O Iron Biker Brasil faz parte da identidade esportiva e cultural de Mariana. É uma prova que movimenta a economia local, fortalece o turismo e, acima de tudo, coloca nossa cidade no centro das atenções do ciclismo nacional e internacional”.
A programação oficial tem início na quinta-feira, dia 11, com a entrega dos kits aos participantes. Na sexta, a entrega continua, com espaço também para atividades sociais. As competições em si acontecem no sábado e no domingo, com diferentes horários de largada para os percursos completo e reduzido.
A presença do público e dos competidores impacta diretamente o comércio local. Hotéis, pousadas, restaurantes e lojas registram crescimento na demanda durante o período do evento. Wanderley Muller, sócio de um hotel da cidade, resume o sentimento do setor. “Mariana, hoje, é a capital nacional da modalidade. Isso é uma coisa muito boa, muito bonita, muito grandiosa. É um evento inteligente e uma das poucas atrações turísticas que deixam o dinheiro dentro do município. O ciclista que vem tem que participar da cidade, tem de viver o local. Esperamos o Iron Biker Brasil sempre com muita ansiedade”.
A percepção positiva se estende aos moradores, como destaca Thiago Morais. “É uma competição bacana e que movimenta muito Mariana. Gera aumento de ocupação nos hotéis e pousadas, aumenta o movimento de bares, das lojas, aumentam as vendas de comidas típicas e de produtos locais. A cidade fica lotada. E todo ano a gente conta com este atrativo. Além, claro, de reforçar a bela imagem do nosso município para o mundo. Mariana é bela, grandiosa, e o Iron Biker Brasil nos ajuda a fortalecer o que temos de melhor”.
A relação entre o Iron Biker e Mariana vai além do impacto turístico e econômico. Para muitos, o evento se tornou parte da identidade da cidade. Ana Clara Martins, por exemplo, compete desde a infância e conta como a prova marcou sua trajetória. “O Iron Biker sempre teve um lugar especial na minha vida. Eu competi pela primeira vez com 12 anos, e hoje com 16, olho para trás e vejo como ele esteve presente em toda a minha trajetória na bike. Cresci junto com o Iron, torcendo para meu pai [Patrick] com 9 anos, até minha primeira participação na prova”, concluiu.
Em sua quinta participação, Ana Clara também compartilha o sentimento coletivo que envolve os ciclistas locais. “Aqui em Mariana, a gente vive o ciclismo com muita paixão. Os atletas locais esperam o Iron o ano inteiro, treinam com mais vontade só de saber que essa prova está chegando. Não é apenas competição, se tornou uma grande festa do esporte que movimenta a cidade e inspira muita gente”, finalizou.
Confira a programação completa:
11 de setembro (quinta-feira)
6h às 20h – Entrega de kits
12 de setembro (sexta-feira)
10h às 22h – Entrega de kits
19h – Abertura com programação social
13 de setembro (sábado)
7h30 – Largada do percurso completo (A)
8h20 – Largada do percurso reduzido (B)
14 de setembro (domingo)
7h – Largada do percurso completo (A)
7h50 – Largada do percurso reduzido (B)
15h – Premiação