A prova acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, na Praça Gomes Freire (Jardim)
Faltam poucos dias para o maior desafio de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. Nos dias 14 e 15 de setembro, Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, será o palco para os melhores atletas do Brasil e mais cinco mil turistas, que se reunirão na Praça Gomes Freire (Jardim), no coração do centro histórico do município. Em sua 31ª edição, o evento promete transformar a cidade em um cenário de adrenalina, superação, solidariedade e celebração do esporte.
Como em todos os anos, a expectativa para esta edição é enorme. "A equipe trabalhou incansavelmente nos últimos meses para garantir que tudo esteja pronto para receber os atletas e o público. Pensamos em cada detalhe da prova, desde os desafios nas trilhas até a segurança e a estrutura para os competidores. Além disso, preparamos uma série de atrações culturais para quem estiver na Praça. Queremos que todos, tanto os ciclistas quanto os visitantes, vivam uma experiência única e inesquecível em Mariana", afirmou Lucas Fonda, um dos organizadores do evento.
Além de seu impacto esportivo, o Iron Biker Brasil se consolidou como um importante propulsor da economia de Mariana. "O setor hoteleiro costuma atingir a ocupação máxima, e este ano não será diferente. Restaurantes e bares recebem um fluxo intenso de clientes, e outros segmentos, como lojas de bicicletas, supermercados e farmácias, também são fortemente beneficiados. O evento gera um efeito dominó, movimentando toda a cadeia produtiva, já que os empreendimentos demandam produtos e serviços de terceiros", explicou Ana Cristina Coura Mól e Silva, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL).
Mas o impacto do Iron Biker vai além do esporte e da economia. O evento também promove solidariedade e inclusão social. Para garantir a inscrição, cada atleta doa ao menos dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições sociais locais. Além disso, os ciclistas podem doar materiais esportivos, que serão destinados a atletas carentes da região. "Quando penso em pessoas que não têm acesso a equipamentos adequados, sinto a necessidade de ajudar. Por isso, farei minha doação", afirmou a marianense e atleta Ana Clara Martins Dutra.
ALTERAÇÃO NA PROVA
Diante das atuais condições climáticas em Mariana, como o calor extremo, clima seco e queimadas, e em respeito ao decreto publicado pelo município, a organização do Iron Biker Brasil reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os participantes e equipe técnica.
Para garantir a realização segura do evento, foram implementadas as seguintes medidas:
Antecipação das largadas: no primeiro dia, as largadas serão antecipadas em 30 minutos, e no segundo dia, em 1 hora.
Ajustes no percurso: o trajeto será encurtado nos dois dias de prova.
Monitoramento em tempo real: haverá vistoria completa dos percursos antes de cada largada, além de contato permanente com autoridades locais e especialistas em meteorologia e combate a incêndios para acompanhar as condições climáticas.
Plano de ação contra queimadas: em parceria com órgãos de defesa ambiental e brigadas de incêndio, foi estabelecido um plano para prevenir e controlar possíveis focos de incêndio próximos às trilhas.
Hidratação e saúde: foram reforçados os pontos de hidratação no percurso e intensificadas as campanhas de conscientização sobre a importância da hidratação antes, durante e após a prova.
Hidratação volante (móvel): será implementado um ponto de hidratação móvel para atender os atletas de maneira mais eficiente.
Reforço na equipe de resgate: o efetivo de resgate em áreas remotas foi ampliado, garantindo resposta rápida e eficaz em caso de emergências, principalmente nas regiões mais isoladas.
Com essas medidas, a organização da prova mantém seu compromisso de proporcionar uma competição memorável, respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e segurança de todos.
Comments