top of page

Mariana retorna à Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro

Secretário de Cultura diz que a pandemia foi motivo para que o município não renovasse o convênio, mas Mariana havia se desligado desde 2017


Com o retorno de Mariana, a ACO passa a contar com 15 municípios | Samuel Consentino


Depois de 4 anos, Mariana renova convênio e retoma à Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro (ACO), junto a 14 municípios, como Ouro Preto, Congonhas, Santa Bárbara e outros. A cidade havia se desligado da ACO em 2016, sem justificar a decisão. “Na mudança de gestão, em 2017, não conseguimos que Mariana renovasse o convênio. Tivemos muitas dificuldades de contato com o município nos últimos anos e nunca nos deram uma justificativa para tal decisão. As poucas vezes que conseguimos, falavam que naquele ano iriam retornar, mas isso não aconteceu”, explicou a diretora executiva da Associação, Márcia Martins.


De acordo com o secretário de Cultura, Cristiano Cassemiro, a pandemia foi o motivo pela não renovação do convênio com a Associação. “Assim como muitas cidades, decidimos não optar pela renovação do convênio devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus, prezando a saúde de nossos moradores. Com a liberação das vacinas e com a melhora da arrecadação do município, o convênio foi retomado”, disse. Entretanto, o último convênio assinado pelo município foi em 2016.



"Na mudança de gestão, em 2017, não conseguimos que Mariana renovasse o convênio. Tivemos muitas dificuldades de contato com o município nos últimos anos e nunca nos deram uma justificativa para tal decisão. As poucas vezes que conseguimos, falavam que naquele ano iriam retornar, mas isso não aconteceu”.


Com o retorno da cidade, Mariana poderá desfrutar das políticas públicas voltadas ao turismo, elaboradas pela Associação, e pleitear recursos dos governos Estadual e Federal. “Por exemplo, Minas é o único estado que permite que os municípios pleiteiam o ICMS Turismo. Para isso, a cidade deve cumprir algumas exigências, como participar de uma Instância de Governança Regional, ou seja, estar em uma associação. No caso de Mariana, a Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro é a única que pode fazer parte”, disse Márcia.


Além dos recursos, com a renovação do convênio, Mariana retorna ao mapa do turismo brasileiro. “O mapa do turismo barsileiro é um dos instrumentos utilizados pelo Ministério do Turismo para identificar as regiões que ele vai trabalhar de maneira prioritária. A última atualização do mapa foi em 2019, com mais de 2 mil municípios, e Mariana, mesmo com a importância que tem, estava fora desse cenário”, destacou a diretora executiva da ACO.


bottom of page