top of page

Mariana: Samarco abre vagas de emprego para técnicos

As vagas são para técnicos de mineração e de instrumentação e exigem formação e experiência na área


A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro | Divulgação

A mineradora Samarco está com vagas de empregos disponíveis para Mariana, para atuar no Complexo Germano. As vagas são para técnicos de mineração e de instrumentação e exigem formação e experiência na área.


Para se candidatar é necessário acessar a página da mineradora no site VAGAS. Vale lembrar que os interessados devem avaliar os requisitos exigidos pela empresa para que a inscrição seja válida.



** continua depois da publicidade **



Confira alguns requisitos para as oportunidades disponíveis:


Técnico em mineração

O profissional será responsável pelo acompanhamento da amostragem pré-lavra (química, mineralogia e densidade), realizando interface com as equipes de amostradores, QaQc, perfuração e desmonte, planejamento de lavra e infraestrutura e operação de mina, COI, ERG, Vix, SGS, segurança do trabalho e almoxarifado. Também vai apoiar o gerenciamento de contratos e custos da geologia, tendo interface com administração de contratos e suprimentos OPEX. Vai atuar em conjunto com as equipes de geologia, apoiando no andamento das atividades.

  • Formação como técnico em mineração, técnico em geologia e/ou técnico em edificações.

  • Experiência em atividades na área de mineração.

  • Conhecimento em planejamento, operação e infraestrutura de mina a céu aberto.

  • Habilidade em Microsoft Excel, Power Point e Word intermediário.

  • CNH B definitiva.

  • Desejável conhecimento básico em AutoCAD, Arcgis, Corel Draw, Photoshop ou similares.


Técnico Instrumentação

O profissional será responsável pelas atividades de rotina de manutenção de instrumentação de controle de processos, proteção de máquinas e equipamentos de extração e beneficiamento de minério, sistemas de captação e bombeamento de água e polpa de minério de ferro. Realizará a especificação, instalação, comissionamento e manutenções em instrumentos de medição, proteção e controle de processos, como analisadores de pH, turbidez, condutividade, medidores de vazão, nível, pressão, densidade, temperatura, balanças integradoras, dosadoras, piezômetros e válvulas de controle pneumáticas, com integração em redes Profibus, Foundation Fieldbus e sistemas de supervisão. Certificações, configuração, diagnóstico em redes Profibus e Foundation Fieldbus. Calibrações e ajustes em instrumentos de medição de variáveis de processo, analíticos conforme normas técnicas e de qualidade com emissão de relatórios e certificados.

  • Experiência em instrumentação industrial, medição e controle de processos, automação industrial.

  • Formação completa como técnico em automação, instrumentação, eletrônica ou áreas afins.

  • CNH B.

  • Conhecimentos do Pacote Office e SAP módulo manutenção aplicado a planejamento e programação de rotinas de instrumentação.

  • Experiência com PPCM em rotinas de instrumentação.



** continua depois da publicidade **



A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Em dezembro de 2020, a empresa retomou suas operações com novas tecnologias e mais segurança, buscando gerar valor duradouro nos territórios onde atua.


Para 2023, a mineradora deve crescer mais 10% do nível atual da sua produção, chegando a produzir entre 8 e 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. A empresa vai investir R$1,6 bilhão, sendo R$721 milhões para as obras de descaracterização, em estágio avançado.

bottom of page