top of page

Mariana se prepara para a 28ª edição do Iron Biker Brasil

Atualizado: 19 de nov. de 2021

De acordo com a organização, são esperados cerca de 2 mil competidores de todos os cantos do Brasil


Ao todo, o percurso conta com mais de 160km | Samuel Consentino

Neste final de semana, 13 e 14, as ruas e trilhas de Mariana ficarão pequenas para receber atletas de todos os cantos do Brasil para a maior prova de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. Os competidores sairão da Praça da Sé, localizada no centro histórico da cidade, às 8h, e percorrerão estradas, caminhos de terra e trilhas desafiadoras espalhadas pelos distritos e comunidades do município.




** continua depois da publicidade **



A prova chega em sua 28ª edição com altas expectativas dos organizadores. “Temos certeza de que a edição deste ano será energizada e eletrizante. Sempre falo que o município é único e de uma singularidade excepcional. Digo que, nós da organização, criamos uma relação de amor e carinho pelo local e pelos cidadãos. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, disse Lucas Fonda.


Assim como os organizadores, os atletas que já confirmaram presença, aguardam ansiosamente pela competição e prometem cumprir com seus objetivos. É o caso do marianense Vinicius do Carmo Bandeira Passos, campeão na categoria Adventure, em 2019, que, pela primeira vez, disputará o percurso completo. “Essa é a terceira vez que participo do Iron e a sensação é sempre única. A gente fica com muitas expectativas, mas também ansioso pelo fato da prova ser importante no cenário esportivo. Eu quero fazer uma boa prova, ter um bom resultado e, para isso, vou colocar em prática todo o meu treino e preparação”, garantiu.




** continua depois da publicidade **



Para garantir uma prova segura para os participantes, a organização conta uma estrutura montada nos bastidores para resgates e atendimentos emergenciais. “A nossa grande preocupação é sempre com os atletas. Para 2021, estamos aumentando a nossa estrutura de segurança, além das nossas tendas de hidratação, jipes e motocicletas de resgate, teremos também um espaço de recuperação e triagem dos ciclistas. Tudo sendo preparado com muito cuidado e carinho”, disse o responsável pela equipe de resgate da prova, Nilton Nerea.


Economia

O Iron Biker Brasil fomenta, não somente o turismo, mas também a economia da cidade. “O Iron Biker é uma prova que fortalece a economia local com a lotação dos hotéis e pousadas da cidade, movimentando também a rede alimentícia como restaurantes, padarias e lanchonetes. Assim, esse recurso que chega para o município, através do evento, circula aqui mesmo, dentro de Mariana”, afirmou o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo de Souza.




** continua depois da publicidade **



De acordo com a organização, uma média de 2 mil atletas participam da prova e, a maioria deles, vem acompanhados de, pelo menos, 3 pessoas. Esse público garante que o evento injete, aproximadamente, R$8 milhões na economia da cidade. É por esses números, principalmente, que os comerciantes da cidade se preparam para receber o público nos dias das provas. “Em todos os anos, o movimento sempre foi muito bom. Neste ano, estamos ainda mais confiantes de que, não só a gente, mas a maioria dos estabelecimentos comerciais no entorno da Praça da Sé, terão um retorno positivo pelo fato da largada ser ali. Meu restaurante está preparado para receber atletas e turistas com a boa comida mineira, além de muita atenção”, disse o proprietário do restaurante Vila Real, Kelvin Vieira Lima.


bottom of page