top of page

Mariana será palco da 12ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos

O evento gratuito acontece entre os dias 25 e 28 de abril


Mateus Paiva | Sala de Ideias

De 25 a 28 de abril, Mariana será palco da 12ª edição da Mostra Internacional de Teatro de Bonecos. O evento é gratuito e contará com uma programação variada, destinada para públicos de todas as idades, com a participação de artistas de várias partes do Brasil, além de México, Argentina e Alemanha. 


Com exposição/intervenção, desfile, bate-papo, oficina e apresentações de teatro de bonecos, o festival promete trazer espetáculos intrigantes e propor reflexões sobre a arte do teatro de bonecos, as mudanças ao longo do tempo, como eram os festivais, há alguns anos, e como esses eventos se apresentam atualmente. Haverá participação das escolas municipais de Mariana e toda a comunidade está convidada a prestigiar e participar. 


Neste ano, o festival celebra 30 anos de fundação da companhia Teatro Navegante de Marionetes, dirigida por Catin Nardi, idealizador da mostra, e também os 15 anos do seu espetáculo de bonecos gigantes: Bloconeco de Catin e sua Banda Navegante. 


A companhia Teatro Navegante foi criada no início dos anos 1990, numa praia do Espírito Santo, pelo artista marionetista, Catin Nardi. Apaixonado pela arte, e também produção cultural, licenciado em artes, ator-manipulador, ele criou e dirige o Teatro Navegante de Marionetes, desde 1994.


Por muitos anos, Mariana frequentou o Ateliê Catin Nardi, sede do Teatro Navegante, onde o artista realizava apresentações permanentes. O espaço foi fechado, após a quebra da barragem de Fundão, mas a Companhia continua trabalhando agora em duas frentes: nas cidades mineiras Mariana e Macacos. 


Catin Nardi realizou trabalhos importantes em Mariana e também na mídia nacional, como a abertura da novela "As filhas da mãe" e "Hoje é dia de Maria, ambas produções da TV Globo. Além disso, ele se apresenta, regularmente, com seus espetáculos em diferentes festivais internacionais e espaços culturais, sendo reconhecido no Brasil e no exterior.


Confira a programação:





Comments


bottom of page