top of page
  • Foto do escritorEliene Santos

Minas emite alerta após BH confirmar caso importado de sarampo 

Paciente tem 17 anos e viajou recentemente para a Inglaterra



A Secretaria de Saúde de Minas Gerais emitiu um alerta para possíveis casos suspeitos de sarampo após a confirmação de um caso em Belo Horizonte. O paciente é um adolescente de 17 anos, residente na capital mineira, que recentemente retornou de uma viagem à Inglaterra.


“O surgimento de um caso confirmado de sarampo exige uma resposta rápida para identificar e avaliar todas as pessoas que possam ter tido contato com o paciente, verificando se apresentam sintomas e realizando a vacinação seletiva,” afirmou Paulo Roberto Lopes Correia, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte durante uma entrevista.


Com base nessa orientação, foram identificadas pessoas com atraso vacinal e essas receberam a imunização. O grupo está sendo monitorado, assim como os passageiros do voo no qual o adolescente viajou.


“Não temos circulação do vírus há vários anos na cidade,” afirmou Paulo Roberto. Para evitar o retorno da doença, o médico recomenda que toda a população verifique seu cartão para confirmar a aplicação de uma das vacinas:


  • Dupla Viral: protege contra sarampo e rubéola. Pode ser utilizada para bloqueio vacinal em surtos.

  • Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

  • Tetra Viral: Protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).


Pessoas de 01 a 29 anos devem ter recebido duas doses, enquanto aqueles de 30 a 59 anos devem ter recebido uma dose.


SOBRE A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, através de tosse, fala, espirro ou respiração próxima a outras pessoas. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.


Os principais sintomas são exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°C) acompanhada por tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.


Após 3 a 5 dias do início dos sintomas, é comum o aparecimento de manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo restante do corpo. A persistência da febre após o aparecimento das manchas é um sinal de alerta, especialmente em crianças menores de 05 anos.

Comments


bottom of page