top of page

TSE altera horário das eleições municipais 2020

O início do votação está marcado para às 7h, sendo que até às 10h, o horário é preferencial às pessoas com mais de 60 anos


A medida foi pensada para evitar aglomeração e garantir a segurança dos eleitores e mesários | TSE

Por causa da pandemia, provocada pela chegada da Covid-19 no Brasil, as eleições 2020 terão algumas mudanças em relação aos horários. A ação foi uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar a propagação do vírus e garantir a segurança, principalmente, dos eleitores que se enquadram no grupo de risco.

De acordo com o TSE, o início da votação será às 7h, uma hora mais cedo que nas eleições passadas. Desse modo, o primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro, será das 7h às 17h. Onde for necessário, esse horário será mantido para o segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro. Além dessa mudança, o TSE determinou que o horário das 7h às 10h, será preferencial para as pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.



Durante as votações, serão tomadas todas as medidas de segurança. Para isso, um grupo de empresas e de entidades de classe, doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais e álcool em gel e em spray para os mesários. Para os eleitores, haverá álcool em gel a disposição.


A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso, após uma análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o TSE também recebeu orientação de consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.


O Tribunal Superior Eleitoral também destacou que durante as votações, serão tomadas todas as medidas de segurança. Para isso, um grupo de empresas e de entidades de classe, doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais e álcool em gel e em spray para os mesários. Para os eleitores, haverá álcool em gel a disposição.

LIVEMÍCIOS - Em sessão extraordinária, o Tribunal Superior Eleitoral determinou que a participação de candidatos em lives promovidas por artistas, que tenham intuito de promoção eleitoral, estão proibidas. A realização de eventos com a presença de candidatos e de artistas, transmitidos pela internet, chamados de livemício, foram proibidos por serem um ato semelhante à de um showmício, evento proibido desde 2006.

bottom of page