A importância de praticar exercício físico em casa durante a pandemia

Atualizado: Jul 17

Por Jenniffer Querollen Fernandes

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto



Com a pandemia, muitos realizam suas atividades físicas em casa | Banco de Imagens

Estamos passando por uma pandemia, um momento que traz consigo não apenas o isolamento social, mas, também, o afastamento da rotina, gerando grande preocupação e ansiedade diante das incertezas geradas por essa nova situação. Em um momento como este, é importante que olhemos para o nosso lado emocional, nossa saúde física, mental e psicológica. Pesquisas mostram que situações de quarentena aumentam o estresse psicológico, podendo desencadear ou agravar casos de depressão, ansiedade, transtornos emocionais que afetam a saúde física, deixando o indivíduo mais vulnerável e com a imunidade baixa. E para a melhora de todos esses aspectos existe um remédio milagroso chamado: exercício físico.


É indiscutível, e já tem diversos estudos comprovados cientificamente, que a prática regular do exercício físico melhora diversos aspectos da nossa saúde - poderia citar uma infinidade dos benefícios e que todos resultariam na melhora da sua saúde física e mental. É um verdadeiro coquetel de milagres, não é mesmo?! Por isso, é de extrema importância manter os hábitos saudáveis durante este momento, e a prática regular de exercício físico em casa é uma das alternativas para aumentar sua imunidade, e minimizar os efeitos negativos que afetam nossa saúde no geral.


A prática regular de exercícios aumenta as células de defesa do nosso corpo e fortifica a nossa imunidade fazendo com que fiquemos mais resistentes ao contágio de doenças; melhora nosso sistema respiratório, cardiovascular, esquelético, muscular, tegumentar, genital e nervoso, que colaboram para uma excelente saúde física. E tem a questão hormonal, que nos leva a saúde mental.



"Em um momento como este, é importante que olhemos para o nosso lado emocional, nossa saúde física, mental e psicológica. Pesquisas mostram que situações de quarentena aumentam o estresse psicológico, podendo desencadear ou agravar casos de depressão, ansiedade, transtornos emocionais que afetam a saúde física, deixando o indivíduo mais vulnerável e com a imunidade baixa. E para a melhora de todos esses aspectos existe um remédio milagroso chamado: exercício físico".


Diversos hormônios são liberados através do exercício, dentre eles cito a endorfina, que é responsável por promover a sensação de bem-estar. Você sente prazer em realizar aquela atividade, gerando, assim, relaxamento e alívio. A adrenalina, que aumenta a disposição para fazer o exercício, o cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse, e a seratonina, que atua em diversos fatores e um deles é o humor (sono, entre outros), são acionados a partir do momento que você inicia o exercício. Assim, as ligações nervosas já vão iniciando seu trabalho. Claro que você não precisa saber o nome de todos os hormônios envolvidos nesse processo, nem para que servem, mas tenho absoluta certeza que quem pratica qualquer atividade sente todos esses benefícios. E como sempre falo com minhas alunas e alunos, você nunca termina um treino da mesma forma que iniciou, você sai diferente, feliz, satisfeito. Isso é saúde!


Não é momento de ficarmos parados. Cuidar da saúde física não é só questão de estética, é de amor e carinho, cuidado com a “sua morada”, com o seu corpo. Afinal, você vive nele. Busque aquela modalidade que te motiva a realizar, que te dê prazer e satisfação, aquela que você se identifica e ela fará parte da sua rotina, será seu “remedinho” diário. Procure treinar no horário que seu corpo e mente estão dispostos. Tem gente que ama treinar pela manhã, bem cedinho, pois se sente mais disposto e foca naquele momento que é seu. Outros preferem a noite. O horário não importa, você precisa se encontrar, tirar o seu momento, e executar aquele exercício de maneira prazerosa, pensando nos inúmeros benefícios que aquele tempinho precioso que você tirou para cuidar do seu templo irá te trazer.


É importante ressaltar que os execícios não devem ser praticados de maneira aleatória. Não é só porque você está em casa que não precisa ter um programa de treinamento. É de fundamental importância ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física, formado e registrado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) na prescrição e orientação do seu treino, seja você uma pessoa ativa ou sedentária. Nada de seguir “blogueirinhas e blogueirinhos fitness”. Sim, sempre vou falar sobre isso, afinal, existem muitos profissionais excelentes e qualificados no mercado.


Cada ser tem uma individualidade biológica, nem sempre o treino “de fulano” vai ser eficaz para você. As redes sociais tem contribuído muito, encorajando as pessoas a manterem os hábitos saudáveis e até mesmo motivando pessoas sedentárias a incluírem o exercício físico em sua rotina, e só um profissional de Educação Física poderá te orientar da maneira correta e eficaz, sem treinos mirabolantes, com materiais alternativos que possam levar risco a sua saúde e integridade. Lembre- se: “o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”. Vai com calma, no seu tempo, um dia de cada vez. Busque manter sua qualidade de vida, mantenha seu corpo e mente conectados através da prática de exercício físico e hábitos alimentares saudáveis.


Seguimos na batalha, na torcida para que esse ciclo que estamos vivendo, juntos, passe logo e possamos voltar a nossa rotina: “aglomerar” nas academias, nos studios, ao ar livre! Vamos sair mais fortes do que entramos e com muita saúde e qualidade de vida, e muitos, até, com novos hábitos, não é mesmo?! Como a inserção a esse mundo maravilhoso e prazeroso do Exercício Físico, buscando sempre a sua melhor versão: um corpo feliz, com uma pessoa feliz dentro dele.

Criado a partir do desejo de colocar em prática um fazer jornalístico verdadeiro, o Ângulo é um portal de notícias focado na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A história do veículo de comunicação se mescla com os anseios e missões de sua fundadora, que busca trazer novos ares para a mídia na cidade.

Aqui a missão é ser referência em notícia e se mostrar como um portal moderno, com visões amplas dos mais diversos lados das histórias e sujeitos.

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Mariana Viana