top of page

Câncer de Mama: precisamos tocar no assunto

Por Patrícia França

Enfermeira especialista na saúde da mulher


Segundo o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por cânceres em mulheres | Banco de Imagens

Sabemos que é muito difícil conversar sobre uma doença, principalmente quando estamos falando do câncer. Algumas pessoas evitam até o pronunciamento da palavra (câncer) acreditando que o simples falar pode “atrair o mal”, mas precisamos tocar no assunto.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é a primeira causa de morte por cânceres em mulheres. O mesmo é provocado pelo crescimento desordenado de células da mama que formam um tumor ou invadem outros órgãos. O desenvolvimento da doença pode acontecer bem lento ou rapidamente na sua forma mais agressiva. Entretanto, quando descobertos no início, os casos apresentam uma boa resposta ao tratamento elevando as chances de cura. Motivo pelo qual a prevenção é tão importante.


Os cânceres de mama, em sua maioria, são descobertos pelas próprias mulheres durante o autoexame, mas, infelizmente, para muitas conhecer o próprio corpo e tocar nas mamas ainda é um tabu. Com isso, a campanha durante o mês de outubro visa chamar atenção da população feminina para exercitar o autocuidado e desenvolver uma consciência corporal.


Vários elementos estão relacionados com o surgimento da doença. O risco aumenta com a idade (principalmente a partir dos 50 anos), contudo, possuir vários fatores não determina definitivamente que a mulher terá a doença, mas exige que esta procure um médico para avaliação e tomada de conduta.


Fatores Comportamentais:

· Obesidade e sobrepeso.

· Sedentarismo.

· Consumo de bebida alcoólica.

· Exposição frequente a radiações ionizantes (raio x, tomografia e mamografia).


Fatores Genéticos:

· Historia familiar : câncer de ovário, câncer de mama em homens ou em mulheres com menos de 50 anos).

. Historia reprodutiva / hormonal:

· Primeira menstruação antes dos 12 anos.

· Não ter tido filhos ou primeira gravidez após os 30 anos.

· Não ter amamentado.

· Menopausa após os 55 anos.

· Uso de contraceptivos orais por tempo prolongado.

· Uso reposição hormonal pós-menopausa.


Quando a mulher apresenta qualquer um dos sintomas descritos abaixo ela deve procurar uma unidade de saúde para avaliação:

É possível reduzir o risco do câncer de mama através de alguns cuidados:

· Manutenção do peso corporal adequado.

· Prática de atividades físicas

· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e

· Amamentação


Além disso, é fundamental o autoexame das mamas e a realização de mamografia a partir dos 50 anos. Não tenha vergonha, se toque, seja você a protagonista da sua saúde.




bottom of page