teste.jpg
  • Eliene

Como ser uma empreendedora de sucesso

Atualizado: 2 de fev.

Por Mara Anjos

Empreendedora na área da beleza, ministrante de cursos e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Por Cláudia Anjos

Empreendedora na área da beleza, ministrante de cursos e bacharelanda em Biomedicina na Universidade UniCesumar


Banco de Imagens

Escrevemos para mulheres que desejam ter êxito em seu próprio negócio, se destacarem no mercado e serem verdadeiramente empreendedoras de sucesso.


Sabemos que por muito tempo as mulheres eram vistas como coadjuvantes, e quando chegavam no mercado empresarial, eram vistas como inferiores ou incapazes. Apesar dos desafios, a representação da mulher ganhou força e, em meio ao machismo e preconceito, o empoderamento feminino contribuiu para que elas fossem ouvidas.


Certamente não é fácil para uma mulher empreender. De acordo com o site Rede Mulher Empreendedora (RME), até 2021, 53% das mulheres empreendedoras possuíam filhos, ou seja, precisavam conciliar suas atividades, criando uma jornada dupla e às vezes tripla para conseguir cuidar de tudo.


Nossa motivação em encorajar mulheres a terem seu próprio negócio, é por saber que dá certo. Nos permitindo ser donas do nosso tempo, ter uma renda maior e também ocupar nosso espaço como líderes.

Nosso desejo em criar o próprio negócio veio desde cedo, e mesmo com histórias diferentes durante a escalada, hoje em dia nos vemos como mulheres de sucesso. Confira um pouco da nossa trajetória!



Cláudia Anjos

"Minha história de desafios começa bem cedo. Me casei aos 16 anos, achando que poderia continuar meus estudos, pois só tinha a 5° série. Mal sabia que estava entrando em um casamento abusivo, onde eu não teria voz. Tentava, desde então, empreender. Fazia salgados, bolos, sorvete para vender em casa, mas não deu certo e os abusos ficaram cada vez maiores. Fui espancada por 9 anos, até que um dia me levantei! Separei e comecei a estudar e trabalhar. Hoje, tenho 5 filhos, sou empreendedora na área da beleza e me organizando consigo cuidar de tudo. Enxerguei em mim uma mulher guerreira! O machismo me cercava, limitava e diminuía, porém, hoje me sinto feliz e bem sucedida. Além de conseguir administrar minha casa, cuidar sozinha dos meus filhos, ainda consigo estudar. Tenho 13 cursos na área da estética e continuo estudando, ampliando minhas possibilidades de atuação. Se eu puder dar um conselho, ele é: nunca deixe ninguém te limitar".

Mara Anjos

"Desde os 13 anos eu fazia sobrancelhas. Gostava de ganhar meu próprio dinheiro e nunca parei, mas antes era um hobby, Fiz vários cursos técnicos e uma graduação em pedagogia, o design de sobrancelhas sempre esteve presente. Foi quando tomei a maior decisão da minha vida: entrar de vez nesse mercado! São 16 anos nessa área, e durante esse tempo me especializei em micropigmentação e outros procedimentos. Já atendi de casa em casa, no salão de uma amiga e abri um estúdio em um cômodo cedido por meus pais, Neste ano comprei um novo espaço amplo, que contará com mais salas e profissionais. A minha empresa cresceu além do que imaginei. Com minha formação em pedagogia, descobri que também amo ensinar. Hoje ensino outras mulheres a empreender com design de sobrancelhas através dos meus cursos. E em breve com mentorias. Em meio a vários desafios, empreender foi minha melhor decisão. É possível, conseguimos dar conta de tudo sim! Hoje sou mãe, dona de casa, professora e empreendedora".

Quer ser uma empreendedora de sucesso?


Através das nossas experiências e êxito no nosso ramo, selecionamos dicas para mulheres que desejam ser empreendedoras de sucesso, independente de qual área atua. Confira!

  • Vença suas crenças limitantes: você consegue ir onde sua mente permitir. Então, deseje ir longe, não permita que o medo de avançar te impeça ou até mesmo te interrompa.

  • Confie em você: acredite no seu potencial, aprenda durante todo processo e não espere aprovação de outras pessoas.

  • Invista em conhecimento e inove: busque aprender mais sobre sua área, sobre finanças e marketing digital. Esteja sempre atualizada e lembre-se que hoje em dia temos muitos meios de aprender na internet de forma gratuita. Se você deseja ser uma empreendedora de sucesso, inovar no seu ramo fará total diferença.

  • Planeje: muitas empreendedoras também são mães e donas de casa, por isso é muito importante se organizar e se planejar, buscar ter uma rede de apoio de pessoas que possam colaborar. Distribua suas tarefas, anote ou faça listas.

  • Seja a pessoa que você admira: se veja mais longe! Alguns chamam de lei da atração ou fé. Independente do que você acredita, se veja como uma empreendedora de sucesso, isso irá te impulsionar a ir muito além.

  • Não se compare: não foque no que o outro faz, foque no seu! Seja sua melhor versão todos os dias, dessa forma seu negócio vai longe.

  • Tenha equilíbrio: pode parecer irônico, mas focar apenas no seu negócio, pode ser seu fracasso. Você é uma composição de tudo aquilo que te levará ao sucesso. Então cuide do seu corpo, da sua mente e seu espírito, esteja com as pessoas que você ama e por fim trabalhe. Depois de tantos anos, percebemos que para ter uma vida profissional bem sucedida as outras áreas também precisam estar em harmonia. Nossa ordem de sucesso é: saúde (do corpo, da mente e do espírito), família e trabalho. Não inverta essa ordem, você terá mais sucesso como uma empreendedora, se cuidar muito bem das outras áreas de sua vida.


Não estamos romantizando o empreendedorismo feminino, pois de fato é bem desafiador. Porém, a subida pode até ser difícil, mas a vista do topo vale a pena! Pergunte-se: onde quero estar daqui um ano? Não espere se sentir pronta para começar, o momento é agora. Seja uma empreendedora de sucesso!


1 comentário