teste.jpg
  • Eliene

O poder das cores na imagem profissional

Por Juliane Reis

Graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação Social pela PUC Minas

Consultora de Imagem e Estilo


Banco de Imagens

A cor é um elemento de grande impacto em nossa imagem. Quando escolhemos nossas roupas para trabalhar ou comparecer a um evento social, muitas vezes, não pensamos sobre como a escolha da cor daquela roupa, que pode influenciar positivamente ou negativamente nos ambientes sociais, principalmente no trabalho.


As cores são importantes elementos que nos auxiliam a comunicar sobre nossa personalidade, estilo e também nossos pensamentos e comportamentos diante da vida. No livro “A Psicologia das Cores”, a socióloga Eva Heller fala que as cores têm um significado e uma finalidade própria. A autora destaca a relação entre cores e sentimentos. Mais do que um elemento da moda, elas transmitem emoções e estimulam nosso cérebro de diferentes formas. Alegria, tristeza, criatividade, segurança são emoções que podem ser vivenciadas pelo uso das cores.



Cores e Comunicação no trabalho


No fim dos anos 60, um estudo revelou o chamado gráfico da comunicação, mostrando que as palavras que usamos têm um peso de 7% em nossa comunicação, o tom de voz (velocidade, tom, volume) tem um peso de 38% e a linguagem corporal (o modo como vestimos, nos movemos, as nossas expressões faciais) tem um peso de 55%.


Esse estudo mostra que há vários fatores que influenciam nossa forma de comunicação. E as cores, como vimos, são um desses elementos de comunicação não-verbal. Sabendo do poder que as cores exercem, que tal aprendermos a usá-las a nosso favor, principalmente no ambiente de trabalho? Separei algumas dicas que vão ajudar você a ser mais assertivo nas suas escolhas.


Entrevistas de emprego: neste momento é importante transmitir uma imagem de seriedade e credibilidade. Assim, as cores neutras e coloridas, como azul marinho, cinza, vinho e tons de marrom são ótimas opções. Porém, se o local de trabalho for mais descontraído pode ser interessante usar cores que comuniquem criatividade e alegria. Os tons de laranja, vermelho e amarelo são os mais indicados.


Apresentações: roupas coloridas são interessantes para apresentações de ideias, seja de forma presencial ou virtual. Tons de rosa queimado, roxo, azul e verde são boas escolhas. Neste caso, a cor pode ser um elemento que te ajude a atrair a atenção do público enquanto fala. Porém, se atente para que a cor da roupa não chame mais atenção do que o conteúdo que está apresentando.


Reuniões: em alguns momentos no trabalho, as lideranças precisam se reunir com os colaboradores para discutir assuntos decisivos da empresa. Neste caso, opte por tons mais opacos, eles são associados a comprometimento, discrição e acolhimento. O azul comunica clareza de pensamento e o vinho firmeza nas decisões.


Viu como as cores podem ser importantes quando aliadas na sua comunicação? Que tal aprender a usá-las a seu favor?